Info

BCE pode decidir mudanças na quinta-feira após revisão da sua estratégia

| Economia
Porto Canal com Lusa

Frankfurt, 21 jul 2021 (Lusa) - O Banco Central Europeu (BCE) reúne-se na quinta-feira e poderá dar novas indicações sobre a orientação futura da política monetária, depois da recente revisão da sua estratégia.

Alguns analistas avançam a possibilidade de uma transição das compras de dívida de emergência devido à pandemia para um novo programa a partir de março de 2022.

A presidente do BCE, Christine Lagarde, disse recentemente que na reunião de 22 de julho seriam discutidas mudanças na orientação futura dos estímulos monetários e que os investidores deveriam preparar-se para alterações nas indicações sobre a orientação da política monetária.

Posteriormente, o vice-presidente do BCE, Luis de Guindos, comentou que o Conselho de Governadores decidirá em breve sobre a transição das compras de dívida de emergência destinadas a travar os efeitos económicos da pandemia para outros programas.

No dia 08 de julho, o BCE anunciou que a sua nova estratégia contempla um objetivo simétrico de inflação de 2% a médio prazo, uma meta mais flexível, admitindo desvios temporários e moderados antes de atuar.

O objetivo de inflação definido pelo BCE até agora era uma taxa próxima, mas ligeiramente abaixo de 2%.

Na ocasião, o BCE também indicou que vai "integrar mais" as alterações climáticas nas decisões de política monetária.

"A revisão estratégica não vai ser apenas um exercício académico, esta é a mensagem clara dos comentários recentes de membros do BCE, incluindo Lagarde", afirma Christoph Rieger, diretor de taxas de juros e crédito do Commerzbank Research, citado pela agência Efe.

Os analistas de UniCredit consideram que Lagarde deixará claro que o BCE vai manter a sua expansão monetária, dado que a economia ainda está no seu limite inferior.

Para Germán García Mellado, gestor da A&G, "são várias as possibilidades que se abrem, como o lançamento de novos programas com menor flexibilidade" ou "o mais provável é o aumento das compras através de um outro programa".

O volume total do programa de compra de dívida de emergência (PEPP) lançado em março de 2020 é de 1,85 biliões de euros, depois de ter sido reforçado na reunião do BCE de dezembro e de a sua duração ter sido prolongada até março de 2022.

García Mellado também antecipa que o BCE mantenha o ritmo de compra de dívida do PEPP até setembro e a partir de então reduza o volume de compras até completar os 1,85 biliões previstos.

O BCE comprou até agora com o PEPP dívida no valor de 1,2 biliões de euros.

Numa nota enviada à Lusa, Franck Dixmier, da Allianz Global Investors, considera que esta reunião "é importante, já que o BCE vai ter de clarificar o seu roteiro na sequência do seu anúncio de revisão estratégica a 8 de julho".

A mesma nota refere também que "o cenário, dominado pelo ressurgimento da pandemia em grande parte da Europa, continua favorável a uma manutenção da política monetária acomodatícia, apesar de uma flexibilização nas condições financeiras desde maio, graças à queda nas taxas de juro de longo prazo".

EO // JNM

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Desconvocada greve da Groundforce marcada para 31 de julho, 1 e 2 de agosto

Lisboa, 22 jul 2021 (Lusa) -- Os sindicatos dos Técnicos de Handling de Aeroportos (STHA), das Indústrias Metalúrgicas e Afins (SIMA) e dos Economistas (SE) desconvocaram hoje a greve na Groundforce marcada para 31 de julho, 1 e 2 de agosto.

Governo avisa que a TAP vai pagar subsídios de férias diretamente aos trabalhadores da Groundforce 

A TAP vai pagar diretamente aos trabalhadores da Groundforce o valor correspondente ao subsídio de férias e às anuidades em atraso, anunciou hoje o Ministério das Infraestruturas e Habitação, em comunicado.

Governo recusou nacionalização da Groundforce para evitar "litigância"

O Governo não avançou com uma nacionalização da Groundforce para evitar "o risco de litigância" e dada a complexidade destes processos, disse hoje o ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, no parlamento.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.