Assembleia Municipal aprova Estratégia da Juventude do Porto 4.0

Assembleia Municipal aprova Estratégia da Juventude do Porto 4.0
| Norte
Porto Canal com Lusa

A Assembleia Municipal do Porto aprovou a Estratégia da Juventude do Porto 4.0, documento que estabelece como objetivos a empregabilidade, aprendizagens de qualidade, diversidade e igualdade de oportunidades, ambiente e desenvolvimento sustentável, e a participação jovem.

A proposta foi aprovada, com abstenção da CDU, BE e PAN, na sessão extraordinária da Assembleia Municipal do Porto que decorreu na segunda-feira.

Na sessão, a vereadora da Juventude e Desporto da Câmara do Porto, Catarina Araújo, afirmou que a Estratégia da Juventude do Porto 4.0 estabelece cinco objetivos a concretizar nos próximos quatro anos: "empregabilidade, aprendizagens de qualidade, diversidade e igualdade de oportunidades, ambiente e desenvolvimento sustentável, e participação jovem".

As metas da estratégia, na qual estiveram envolvidos 746 participantes, podem, contudo, ser "revistas e calibradas em 2023", assegurou a vereadora.

"Esta estratégia não começou a ser construída nem hoje, nem ontem. Tivemos todo um percurso que discutimos com os jovens. Este não é um documento de rotura da anterior estratégia", salientou Catarina Araújo, acrescentando que os objetivos "preconizam as preocupações" dos jovens.

A deputada Susana Constante Pereira, do Bloco de Esquerda, afirmou que a proposta apresenta "algumas fragilidades do ponto de vista da promoção da participação jovem" e não contempla uma "série de questões", como a habitação e o emprego.

"A habitação e o emprego são respostas ausentes", disse.

Também Rui Sá, deputado da CDU, considerou "não estarem plasmados um conjunto de assuntos importantes", dando o exemplo da habitação, e propôs que a votação da estratégia fosse adiada para depois das eleições autárquicas, marcadas para 26 de setembro.

"Achamos que é um documento interessante, mas implica um conjunto de compromissos a serem assumidos pelo próximo executivo da Câmara Municipal. Não parece certo estar a dizer aos outros o que fazer", disse, acrescentando que a estratégia tem "muito 'software' e pouco 'hardware'".

Para o PAN, a estratégia também "não cobre uma série de respostas" e precisa de "uma outra análise, discussão e plano de operacionalização que saia dos papéis" e que garanta "as respostas necessárias aos jovens".

"Aquilo que tem sido a política da juventude não tem acompanhado os desafios da juventude. Espero que esta estratégia possa ir mais além e dar resposta às reais necessidades dos jovens no século XXI", afirmou Bebiana Cunha.

Já Miguel Gomes, deputado do movimento 'Rui Moreira: Porto, O Nosso Partido', disse não compreender como é que um documento "elaborado por jovens e associações de juventude" da cidade é "colocado em causa pela oportunidade política".

"Esta visão compartimentada da juventude parece-me estranha. O assunto é simples e não conseguimos perceber a razão pela qual um documento com este valor possa estar a ser colocado em causa por razões de estratégia política", considerou.

Por sua vez, o deputado socialista Rui Lage disse estranhar que o documento não tenha sido "precedido de um diagnóstico sociodemográfico do Porto" para fundamentar os seus objetivos e defendeu que a cidade só consegue "estancar a saída de jovens se tiver criação de emprego estável, de qualidade e bem remunerado".

"A Câmara do Porto não tem nenhuma varinha de condão para gerar isso, mas os empregos gerados pela atividade turística são mal remunerados e não é com esses empregos que vamos conseguir segurar os jovens na cidade", afirmou.

Também Fernando Monteiro, do PSD, afirmou não ser o "momento mais adequado" para votar a estratégia e comprometê-la para os próximos quatro anos e defendeu faltar "um pilar absolutamente estratégico para a juventude" no documento, nomeadamente, a habitação.

"A câmara deve ter estratégias para que os que cá estudam, cá continuem", acrescentou.

A par dos objetivos estabelecidos para os próximos cinco anos, a Estratégia da Juventude do Porto 4.0 contempla ações a desenvolver pelo município, pelos jovens e pelas organizações de juventude em cinco áreas de atuação: cidadania ativa, informação jovem, apoio à colaboração, inovação e sustentabilidade das organizações de juventude, participação jovem e atividades de aprendizagem não-formal e informal realizadas com jovens.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.