Portugal passou de quarto para quinto país da União Europeia com mais novos casos diários de infeção por Covid-19

Portugal passou de quarto para quinto país da União Europeia com mais novos casos diários de infeção por Covid-19
| País
Porto Canal com Lusa

Portugal passou na última semana de quarto para quinto país da União Europeia (UE) com mais novos casos diários de infeção por SARS-CoV-2 por milhão de habitantes, indicador em subida generalizada

Nos dados do 'site' estatístico Our World in Data, Portugal tem uma média de 318,8 novos casos diários por milhão de habitantes nos últimos sete dias, enquanto Chipre apresenta uma média de 1.113,9, Países Baixos de 588,8, Espanha de 498,13 e Malta de 455,87.

Os países da UE com menos novos casos continuam mais a leste: Polónia com 2,28, Roménia com 2,94, Hungria (4,26) e Eslováquia (4,76).

Embora não esteja na União Europeia, o Reino Unido surge entre os países europeus com os números mais elevados e uma média de novos casos a sete dias de 665 por milhão de habitantes.

Entre os países do resto do mundo com mais de um milhão de habitantes, Portugal desceu do 15.º para o 17.º lugar numa lista encabeçada por Chipre, Reino Unido, Botswana (652,4 novos casos) Países Baixos, Tunísia (587 novos casos), Cuba (547), Espanha e Colômbia (471).

A média de novos casos nos últimos sete dias na União Europeia situa-se em 128,11, subindo dos 83 da semana passada e no mundo em 66, quando na semana passada era de 56.

Quanto à média diária de mortes atribuídas à covid-19 por milhão de habitantes nos últimos sete dias, Portugal continua o terceiro país da lista de países da União Europeia, com uma média de 0,71, superior às 0,66 registadas no início da semana passada.

Acima de Portugal estão Grécia e Chipre, com uma média diária de 0,7 mortes atribuídas à covid por milhão de habitantes nos últimos sete dias.

No resto do mundo, Namíbia (28,95), Tunísia (13,77) e Colômbia (12,85) são os países com mais de um milhão de habitantes em pior situação.

Em termos de vacinação, em números atualizados no domingo no Our World in Data, Portugal tem 45,69 por cento da população completamente vacinada, um pouco acima da média de 42,46% da União Europeia.

A covid-19 é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, a Índia ou a África do Sul.

+ notícias: País

"O bardamerda do Seixas da Costa": do tiro a um camarada do Exército ao escândalo do Tua - as polémicas de um delfim do regime

Francisco Seixas da Costa foi condenado esta segunda-feira por difamar Sérgio Conceição. O antigo embaixador referiu-se ao técnico portista como “javardo”, na rede social Twitter, a 31 de março de 2019. Esta é apenas a última de muitas polémicas que envolveram Seixas da Costa.

Ministério ordena investigação ao caso de estudante favorecido para entrar em Medicina na Católica

Contactado pelo Porto Canal, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior afirmou que a admissão do aluno em Medicina, na Universidade Católica, por ser “descendente de beneméritos” da Instituição, está sob alçada da Inspeção-Geral da Educação e Ciência, que irá apurar a "legalidade da situação identificada". 

Sindicato dos Guardas prisionais acusa Direção-Geral de negar o direito à greve dos profissionais

A Direção-Geral dos Serviços Prisionais é acusado de forçar os guardas a cumprir os serviços mínimos negando o direito à greve.