Centro Hospitalar Gaia/Espinho duplica capacidade de resposta em ressonâncias

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 16 jul 2021 (Lusa) -- O Centro Hospitalar Gaia/Espinho duplica, a partir de hoje, a sua capacidade de resposta em ressonâncias magnéticas (RM), com a entrada em funcionamento de um novo equipamento que vai permitir poupar 675 mil euros através da internalização de exames.

"A aquisição do segundo equipamento e a realização de produção adicional aos fins de semana e feriados possibilitará a realização de aproximadamente 15.000 estudos por ano internamente, que corresponderá a uma redução da atual necessidade de externalização de 64% para 9%", avança o diretor do serviço de Imagiologia do Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNGE), Pedro Sousa, citado num comunicado.

Atualmente, realizam-se no CHVNGE aproximadamente 16.500 estudos de RM por ano, dos quais 10.500 em prestadores externos.

A duplicação da resposta, ao nível quer quantitativo quer qualitativo, vai traduzir-se numa poupança anual de 675 mil euros ao permitir a internacionalização quase total dos exames realizados naquele centro hospitalar.

De acordo com Pedro Sousa, o novo equipamento vem dar "uma resposta integral aos estudos da oncologia, assim como a realização de estudos mais diferenciados, nomeadamente nas áreas de neurorradiologia e cardiologia, com qualidade de imagem superior e tempos de execução menores".

No entanto, o grande objetivo, assinala o CHVNGE, passa por garantir a total autonomia na realização dos exames, assim como, "realizar atividade para outras unidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS) sem capacidade instalada, ou com capacidade instalada insuficiente". 

 

VSYM // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Vereador de Matosinhos começa esta quinta-feira a ser julgado por uso pessoal de carro municipal

O vereador da Câmara Municipal de Matosinhos António Correia Pinto começa esta quinta-feira a ser julgado no Tribunal de São João Novo, no Porto, por usar uma viatura municipal em viagens pessoais.

PJ está a investigar esfaqueamento numa estação de metro em Gaia

A investigação dos desacatos ocorridos na quarta-feira à noite na estação de metro General Torres, em Vila Nova de Gaia, que culminaram no esfaqueamento de dois cidadãos, passou para a alçada da Polícia Judiciária, disse esta quinta-feira fonte policial.

Ílhavo lança concurso público para obras de saneamento

A Câmara de Ílhavo lançou um concurso público para a construção da rede de saneamento na Gafanha de Aquém e Gafanha da Boavista, num investimento superior a 1,6 milhões de euros, informou esta quinta-feira aquela autarquia do distrito de Aveiro.