Consumo de combustíveis em "trajetória de recuperação" sobe 11,9% em junho

| Economia
Porto Canal com Lusa

Redação, 16 jul 2021 (Lusa) -- O consumo de combustíveis aumentou 11,9% em junho deste ano, face ao mesmo mês de 2020, um valor que indica que continuam "uma trajetória de recuperação", adiantou hoje a Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE).

"O total das introduções ao consumo [registos efetuados, para efeitos fiscais, pelos comercializadores grossistas de combustível] em Portugal em junho de 2021 voltou a registar uma subida face ao mês anterior, subindo 18.099 toneladas (+3,28%) e 60.658 toneladas (+11,93%) face a junho de 2020", lê-se numa nota, publicada pela entidade.

Segundo a ENSE, "estas introduções ao consumo registadas pelos operadores através do Balcão Único da Energia, mostram uma subida homóloga na gasolina (+9,61%) e no gasóleo (+2,17%)".

A entidade destaca ainda "o JET, com uma subida de 313,56% face a junho de 2020, que mostra alguma recuperação de atividade no setor da aviação", de acordo com o comunicado.

A ENSE indicou também que, em relação a 2019, "constata-se uma clara recuperação", tendo em conta que "no mês de maio a variação homóloga face a maio de 2019 era de -24,95%, em junho de 2021 as introduções ao consumo foram 15,72% mais baixas do que o verificado no mesmo período de 2019".

Para a entidade, estes dados mostram "uma trajetória de recuperação clara e é reflexo de uma aceleração dos níveis de atividade económica e, logo, de crescimento da procura e consumo destes produtos".

ALYN // CSJ

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.