Festival Curtas de Vila do Conde arranca hoje em formato misto

| Norte
Porto Canal com Lusa

Vila do Conde, Porto, 16 jul 2021 (Lusa) -- O Festival Curtas de Vila do Conde dá hoje início à sua 29.ª edição, num formato misto entre o presencial e o 'online', com a abertura a cargo do filme "Mandíbula", do francês Quentin Dupieux.

O Teatro Municipal de Vila do Conde recebe a abertura oficial do festival às 20:30, seguindo-se, às 22:00, uma oportunidade para ver em sala de cinema "Mulholland Drive", de David Lynch, no âmbito do programa "Cinema Revisitado".

Para além das sessões presenciais, o festival "também promoverá um conjunto de iniciativas em formato 'online', alargando assim a sua área de ação, permitindo que o encontro entre o público e os cineastas possa também acontecer em ambiente virtual, de forma segura e próxima".

Até 25 de julho, esta edição do festival vai destacar o trabalho de quatro realizadores: a dupla iraniana Ali Asgari e Farnoosh Samadi, a grega Jacqueline Lentzou e o português Jorge Jácome.

Os trabalhos destes quatro realizadores estarão integrados nas secções não competitivas do festival e, de acordo com os responsáveis do certame, "abrem uma porta de entrada para o pensamento contemporâneo de uma nova geração de cineastas que, a par da relevância estética, levantam novas leituras para problemáticas políticas dos nossos dias".

Também o cinema "intenso, poético, vibrante" da realizadora irlandesa Lynne Ramsay estará em retrospetiva no Curtas.

Dela serão mostradas as primeiras 'curtas' de carreira, nomeadamente "Small Deaths" (1996), premiada em Cannes, e "Kill the day" (2000), distinguida em Clermont-Ferrand, e também as 'longas', como "O Romance de Morven Callar" (2002) e "Temos de falar sobre Kevin" (2011).

As competições internacional e experimental do Curtas de Vila do Conde contarão com 51 filmes de 24 países, entre documentário, ficção e animação.

A organização destaca a seleção de filmes de Ana Elena Tejera, Virpi Suutari, Georges Schwizgebel, Bárbara Wagner e Benjamin de Burca e Guy Maddin, e aponta outras estreias nacionais, nomeadamente "Quattro Strade", filme-diário de Alice Rohrwacher, sobre o primeiro confinamento geral em Itália, em 2020.

Em Vila do Conde será também mostrado "Night for Day", de Emily Wardill, a partir de entrevistas à médica Isabel do Carmo, "revolucionária da resistência contra o regime fascista em Portugal", e outros seis filmes portugueses, de Sandro Aguilar, Lúcia Prancha, Pedro Maia, Margarida Albino, Kate Saragaço-Gomes e Helena Gouveia Monteiro.

Na competição nacional, destaque para os trabalhos de Ana Moreira ("Cassandra Bitter Tongue"), Ico Costa ("Timkat"), Leonor Noivo ("Madrugada"), Eduardo Brito ("Lethes") e Paulo Patrício ("O teu nome é"), que regressam ao certame, mas também de autores como Paolo Marinou-Blanco ("Nada nas mãos") e Filipe Melo ("O Lobo Solitário").

A competição nacional é completada com os filmes de Inês Melo ("A Casa do Norte"), Francisco Moura Relvas ("Armazónia"), António-Pedro ("Carta Branca"), Rosa Vale Cardoso ("Se o que oiço é silêncio"), Ana Mariz ("Matilde olha para trás"), Rodrigo Braz Teixeira ("Miraflores"), José Magro ("Nha Sunhu"), Bruno Lourenço ("Oso"), Mónica Martins Nunes ("Sortes") e Mário Macedo ("Terceiro Turno").

Em estreia nacional em Vila do Conde estará "Diários de Otsoga", de Maureen Fazendeiro e Miguel Gomes, na véspera do fim do festival.

TDI (JPYG/SS) // MAG

Lusa/fim

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Acidente de trabalho faz um ferido grave em Famalicão

Um acidente de trabalho fez uma vítima grave numa empresa de transportes, na manhã desta sexta-feira, na freguesia Cruz, em Vila Nova de Famalicão, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.