Euro sobe com perspetiva de continuação da política monetária da Fed

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 14 jul 2021 (Lusa) - O euro seguia hoje em alta face ao dólar, depois de o presidente do banco central norte-americano ter sugerido que não haverá mudanças na política monetária, apesar da subida da inflação nos Estados Unidos.

Às 18:00 (hora de Lisboa), o euro negociava a 1,1832 dólares, quando na terça-feira à mesma hora seguia a 1,1803 dólares.

O Banco Central Europeu (BCE) fixou o câmbio de referência do euro em 1,1812 dólares.

O presidente da Reserva Federal (Fed), Jerome Powell, indicou, numa intervenção na Comissão de Serviços Financeiros da Câmara dos Representantes, que a inflação vai manter-se elevada "nos próximos meses" nos Estados Unidos, mas considerou que a economia ainda está "longe" dos objetivos do banco central para propor uma mudança na política monetária.

O presidente da Fed garantiu apoio à economia até que a recuperação económica seja completa.

Anteriormente o euro tinha caído para o valor mínimo face ao dólar em três meses, abaixo de 1,18 dólares, porque se esperava que a Fed viesse a reduzir os estímulos monetários após a subida acentuada da inflação.

A taxa de inflação anual subiu em junho para 5,4%, um máximo desde 2008. Em maio, a taxa de inflação tinha ficado em 5%.

A Fed, que compra mensalmente dívida no valor de 120 mil milhões de dólares, tem dito que considera a subida dos preços "transitória" e que não prevê qualquer subida das taxas de juro nos próximos meses.

Divisas...............hoje..................terça-feira

Euro/dólar............1,1832.................... 1,1803

Euro/libra............0,85399.................. 0,85272

Euro/iene.............130,13.................... 130,33

Dólar/iene............109,99.................... 110,42

EO // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.