Taxa de inflação atinge 5,4% em junho nos EUA, a maior desde 2008

| Economia
Porto Canal com Lusa

Washington, 13 jul 2021 (Lusa) - O índice de preços no consumidor (IPC) nos Estados Unidos atingiu em junho uma taxa de 5,4% em relação ao mesmo mês de 2020, a maior desde 2008, indicou hoje o Departamento do Trabalho.

O aumento de preços em cadeia (em relação ao mês anterior) foi de 0,9%. Em maio, a taxa anual de inflação tinha ficado em 5%.

A subida da inflação no mês passado, maior do que era esperado, deve-se em grande medida ao aumento dos preços dos veículos usados (10,5%) e da gasolina (2,5%).

Se forem excluídos os preços dos alimentos e dos combustíveis, que são os mais voláteis, a inflação subjacente foi no mês passado de 0,9% e de 4,5% nos últimos 12 meses.

Este aumento dos preços no consumidor é conhecido duas semanas antes da próxima reunião da Reserva Federal (Fed) dos Estados Unidos sobre política monetária e no meio de uma preocupação crescente com a inflação, numa altura de recuperação da crise que surgiu com a pandemia de covid-19.

O presidente da Fed, Jerome Powell, tem afirmado que se verificarão subidas de preços, mas que terão um caráter "transitório", insistindo que não prevê alterações nas taxas de juro do banco central, atualmente entre 0% e 0,25%.

Nas previsões que divulgou em junho, o banco central norte-americano apontava para uma inflação de 3,4% no final de 2021.

EO // JNM

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.