Standard Bank anuncia "continuidade" após punição do Banco de Moçambique

| Economia
Porto Canal com Lusa

Maputo, 13 jul 2021 (Lusa) - O Standard Bank anunciou hoje que tem um plano para continuar no ativo em Moçambique, um dia depois de o banco central anunciar sanções por manipulação do mercado cambial.

"O Standard Bank dispõe de um plano claro de continuidade de negócios, tanto que já nomeou um administrador-delegado interino desde que este processo se iniciou", referiu em comunicado.

O banco disse ainda que "continuará a dialogar e a trabalhar com o Banco de Moçambique para esclarecer todas as alegações sobre a sua suspensão do mercado cambial e salvaguardar os interesses dos clientes e todas as partes interessadas".

"As suas operações diárias não relacionadas com este processo não estão afetadas e continuam a decorrer com normalidade", acrescentou, dizendo-se "comprometido" em fazer negócios "de forma ética e responsável", com processos de governação e conformidade "rigorosos".

O Banco de Moçambique puniu na segunda-feira o Standard Bank por "manipulação fraudulenta da taxa de câmbio, instalação e implementação de uma rede de pagamentos ilegais sediada fora do país" e "operações irregulares de derivativos financeiros para cobertura de riscos associados a flutuação cambial".

O banco foi multado em quatro milhões de euros e fica inibido por um ano do mercado cambial, ao mesmo tempo que dois gestores, Adimohanma Chukwuama e Carlos Madeira, foram também multados e inibidos de exercer cargos em instituições de crédito por seis anos.

LFO // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.