Info

BE questiona APDL sobre demolição da Casa de Consulta dos Pilotos na Foz do Douro

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 12 jul 2021 (Lusa) -- Os deputados do Porto do BE questionaram hoje a Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL) sobre a demolição da Casa de Consulta dos Pilotos, na Foz do Douro, defendendo que persistem "sérias dúvidas" sobre os seus motivos.

Numa pergunta dirigida à Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), a que a Lusa hoje teve acesso, os deputados municipais do BE afirmam que "persistem sérias dúvidas sobre os motivos que fundamentaram" a demolição da Casa de Consulta dos Pilotos da Barra do Douro, no Cais do Marégrafo.

"Sobretudo, por não ser percetível o eventual benefício ou necessidade da sua destruição", defendem os deputados.

No edifício, situado na Rua do Passeio Alegre, na Foz do Douro, funcionou a antiga estação dos pilotos que garantiam a segurança dos navios "na perigosa barra do rio Douro".

"Este edifício constituía uma verdadeira memória viva desse passado e atividade, merecendo -- pelo seu valor histórico e patrimonial -- o interesse e curiosidade de muitos portuenses e visitantes", defendem.

No documento, os deputados querem saber se a APDL teve conhecimento da demolição e se a mesma foi uma iniciativa daquela entidade ou precedida da sua consulta.

"Se sim, qual o fundamento que levou à referida demolição ou teor do parecer da APDL?", questionam os bloquistas, que querem também saber se a demolição é do conhecimento da Direção Regional de Cultura do Norte (CRCN) e da Câmara do Porto.

A par disso, o BE questiona ainda se existe algum plano de requalificação para o local "em que termos e com que objetivos".

A Lusa tentou obter esclarecimentos junto da APDL, mas até ao momento não obteve resposta.

 

SPYC // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Três projetos nacionais finalistas no concurso da nova ponte sobre o Douro para o metro

Três gabinetes portugueses de engenharia são os finalistas da primeira fase do concurso público de concessão da nova ponte sobre o rio Douro, que, segundo a Metro do Porto, deverá ser adjudicada no início de dezembro, foi hoje anunciado.

Marcelo Rebelo de Sousa espera que "o aumento dos combustíveis não dure mais que os seis meses"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse, em declarações ao Porto Canal, na manhã desta segunda-feira, numa visita à Escola Básica e Secundária de Campo, em Valongo, que espera "que o aumento dos combustíveis não dure mais do que seis meses".

Vacinação em simultâneo contra a covid-19 e a gripe está a ter bastante adesão no centro de vacinação de Grijó

A vacinação em simultâneo contra a covid-19 e a gripe está a ter bastante adesão no centro de vacinação de Grijó, em Vila Nova de Gaia. Em declarações ao Porto Canal, os utentes que se encontram em fila de espera estão "otimistas". 

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.