Produção de automóveis cai 30% em junho sobretudo por falta de semicondutores - ACAP

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 12 jul 2021 (Lusa) -- A produção de automóveis em Portugal caiu 29,5% para 16.170 veículos em junho, em termos homólogos, sobretudo devido à falta de semicondutores, divulgou hoje a Associação do Comércio Automóvel de Portugal (ACAP).

"Em junho de 2021, foram produzidos em Portugal 16.170 veículos automóveis, o que representou uma queda de 29,5%, quando comparado com o mesmo mês de 2020, mas uma diminuição de 43,6% face ao mês homólogo de 2019", informou a ACAP, em comunicado, sublinhando a importância de fazer uma comparação com junho de 2019, "para se ter uma ideia mais exata do impacto da pandemia na produção automóvel".

Segundo a associação, a atua crise no fornecimento de semicondutores, que afeta a indústria automóvel a nível mundial, terá sido a principal razão para os resultados registados em junho.

Em termos acumulados, no primeiro semestre de 2021, saíram das fábricas instaladas em Portugal 152.267 veículos, o que representa um aumento de 29,8% face aos primeiros seis meses de 2020, mas uma diminuição de 17,3%, quando comparado com o mesmo mês de 2019.

"A informação estatística relativa ao ano de 2021 confirma a importância que as exportações representam para o setor automóvel, já que 98% dos veículos fabricados em Portugal têm como destino o mercado externo, o que contribui de forma significativa para a balança comercial portuguesa", salientou a ACAP.

Quanto ao destino das exportações, a Europa continua a ser o mercado líder, com 87,3% do total: Alemanha (15,8%), França (14,7%), Itália (13,6%), Espanha (12,0%) e Reino Unido (7,2%) no topo do 'ranking'.

Já relativamente à montagem de veículos automóveis em Portugal, em junho foram montados 18 veículos pesados, tendo representado um decréscimo de 83,6%, face ao mesmo período do ano passado.

Em termos acumulados, de janeiro a junho, a montagem nacional de veículos pesados apresentou uma queda de 70,8%, em termos homólogos, com 124 veículos montados.

Pelo sexto mês consecutivo apenas foram montados veículos pesados de passageiros.

Nos primeiros seis meses do ano, foram exportados 28,2% dos veículos montados em Portugal, representando 35 unidades, sendo que a Alemanha foi o único destino destes veículos.

MPE // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.