30.ª edição do Festival Jazz na Praça da Erva em Viana do Castelo arranca a 28 de julho

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 12 jul 2021 (Lusa) -- A 30.ª edição do Festival "Jazz na Praça da Erva" arranca a 28 de julho, no Centro Cultural de Viana do Castelo, onde durante quatro dias oito projetos musicais que vão atuar, anunciou hoje a autarquia.

A Câmara de Viana do Castelo revelou que esta é "uma edição especial" do festival, que conta com uma "programação alargada" e de "grande qualidade", ao longo dos quatro dias, segundo o comunicado hoje divulgado.

Com dois concertos consecutivos por dia, o Festival "Jazz na Praça da Erva", cuja primeira edição foi em 1992, não ocorre no entanto no local habitual, a Praça da Erva, devido à pandemia da covid-19, mas no Centro Cultural de Viana do Castelo, por forma a garantir as medidas de segurança e higiene necessárias.

No primeiro dia, sobe ao palco do Centro Cultural de Viana do Castelo o projeto instrumental O Gajo, de João Morais, que tem como figura central a viola campaniça, com o contrabaixo Carlos Barretto e a percussão José Salgueiro, "dois históricos do Jazz na Praça da Erva".

Também o guitarrista e compositor brasileiro Yamandu Costa, que já tocou em mais de 50 países, atua no primeiro dia do festival.

A 29 de julho, o Centro Cultural de Viana do Castelo recebe o projeto Pimenta Caseira, que integra o teclista Gui Salgueiro, produtor e músico do Yanagui, que também atua no festival.

O duo de guitarras e voz Par Azar, que junta o guitarrista português João Cardoso e o guitarrista italiano Romani Valentino, atua no terceiro dia.

Esta jornada conta ainda com a atuação do músico, compositor e diretor musical João Cabrita que, em 2020, se lançou em nome próprio com o projeto e álbum homónimo "Cabrita".

Já a 31 de julho, último dia do festival, o palco do Centro Cultural de Viana do Castelo acolhe "Grey City", com Augusto Baschera na guitarra e o açoriano João Bernardo no piano.

O festival termina com o concerto do trio Paula Sousa (piano), André Rosinha (contrabaixo) e Beatriz Nunes (voz). Na 30.ª edição do festival, o trio alarga-se ao contrabaixista Mário Franco.

Os bilhetes para o festival, que tem um custo de cinco euros por dia, podem ser adquiridos a partir de hoje ou na bilheteira do Centro Cultural no dia dos concertos.

Os espetáculos têm sempre início às 21:00, embora o agravamento da situação pandémica possa "obrigar a produção a adaptar o horário dos concertos em função de eventuais mudanças de procedimentos emanados pela DGS", acrescenta a autarquia.

 

SPYC // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Trabalhadores da Continental Mabor em Famalicão exigem aumentos salariais

Os trabalhadores da fábrica de Vila Nova de Famalicão da multinacional alemã Continental Mabor concentraram-se esta quinta-feira frente à fábrica para reivindicar um aumento salarial intercalar de 40 euros, para fazer face ao aumento do custo de vida.

Aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas 

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas e com um reforço de outras já existentes.

O Presidente do Turismo do Porto e Norte diz que este acréscimo vai contribuir para uma subida das receitas hoteleiras da região.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.