Indicadores compósitos continuam a expandir-se no conjunto da OCDE

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 12 jul 2021 (Lusa) - Os indicadores compósitos da OCDE (CLI), que antecipam pontos de viragem na atividade económica, continuam a expandir-se de forma constante no conjunto da organização e em algumas grandes economias de mercado emergentes, foi hoje anunciado.

Num comunicado hoje divulgado, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) afirma que os indicadores compósitos permanecem acima da tendência e continuam a expandir-se a um ritmo constante nos Estados Unidos, Japão e Canadá, bem como em toda a zona euro, incluindo a Alemanha e Itália.

O indicador compósito para o Reino Unido continua a expandir-se e atingiu agora níveis acima da tendência, enquanto o calculado para a França continua a crescer a um ritmo constante, mas permanece abaixo da tendência.

Entre as principais economias de mercado emergentes, os indicadores para a Rússia e para a China (setor industrial) apontam para um aumento constante.

Em relação ao indicador para a Índia, a OCDE indica que este aponta agora para um crescimento estável, enquanto o do Brasil continua a sinalizar um abrandamento do crescimento.

Apesar do levantamento gradual das medidas de contenção da covid-19 em alguns países e do progresso das campanhas de vacinação, as incertezas persistentes podem resultar em maiores flutuações do que o habitual nos indicadores compósitos e nas componentes destes, afirma a OCDE.

Como é habitual, a OCDE sublinha que "os indicadores devem ser interpretados com cuidado e a sua magnitude deve ser considerada como uma indicação da força do sinal e não como uma medida do grau de crescimento da atividade económica".

MC // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Netflix aumenta faturação, lucros e número de assinantes no primeiro trimestre

A Netflix anunciou esta quinta-feira um aumento de assinantes em 9,3 milhões no primeiro trimestre de 2024, quando os analistas esperavam uma redução, elevando o total para cerca de 270 milhões.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.