Incidência de novos casos aumenta para 280,5 por 100 mil habitantes no continente

Incidência de novos casos aumenta para 280,5 por 100 mil habitantes no continente
| País
Porto Canal com Lusa

Portugal continental regista hoje uma taxa de incidência de infeções por 100 mil habitantes de 280,5, superior à registada na quarta-feira, enquanto o índice de transmissibilidade (Rt) do vírus baixou ligeiramente, indica a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Segundo o boletim epidemiológico da autoridade de saúde, o território continental apresenta agora uma taxa de incidência de novos casos por 100 mil habitantes de 280,5, quando nos dados de quarta-feira da DGS, este indicador estava nos 254,8.

Relativamente ao Rt -- que estima o número de casos secundários de covid-19 resultantes de uma pessoa infetada -- os dados de hoje da DGS indicam uma ligeira redução, passando dos 1,20 para os atuais 1,19.

A nível nacional, a taxa de incidência é de 272,0, também superior à registada quarta-feira (247,3), e o Rt é de 1,18, inferior aos 1,20 verificados a meio da semana.

Os dados do Rt e da incidência de novos casos por 100 mil habitantes a 14 dias -- indicadores que compõem a matriz de risco de acompanhamento da pandemia -- são atualizados pelas autoridades de saúde à segunda-feira, à terça-feira e à sexta-feira.

Nos concelhos de baixa densidade populacional, que representam mais de metade do território continental, a linha vermelha que obriga os municípios a recuar no plano de desconfinamento está fixada nos 480 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias e os restantes concelhos ficam sob alerta quando ultrapassarem os 240 casos por 100 mil habitantes no mesmo período.

Em Portugal, desde o início da pandemia, em março de 2020, morreram 17.142 mortos pessoas e foram registados 902.489 casos de infeção, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, uma cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil e Peru.

+ notícias: País

Caixa de medicamento "antifascista" colocada na campa de Salazar

No cemitério do Vimieiro, em Santa Comba Dão, foi colocada uma enorme caixa de medicamentos na campa de António de Oliveira Salazar. Autoria do artista português Bordalo II, o “probiótico antifascista” tem o nome de “Liberdade” e o vídeo partilhado pelo próprio nas redes sociais já está a gerar uma forte onda de contestação, a poucos dias das comemorações dos 50 anos do 25 de abril.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.