Violênca baseada no género custa 366 mil milhões de euros por ano na UE

| País
Porto Canal com Lusa

Vilnius, 07 jul 2021 (Lusa) -- A violência baseada no género custa à União Europeia 366 mil milhões de euros por ano, pelas estimativas do Instituto Europeu para a Igualdade de Género (EIGE, na sigla em Inglês), divulgadas na terça-feira.

As principais vítimas são mulheres, com a violência que as atinge a representar 79% daqueles custos.

"A vida humana, a dor e sofrimento não têm preço. Contudo, saber o custo da violência pode ajudar os Estados da União Europeia a enviar o dinheiro para onde ele faz falta -- e onde é mais efetivo. O dinheiro gasto no apoio às vítimas não é suficiente, com os serviços como os abrigos a representarem apenas 0,4% do custo da violência baseada no género", segundo esta agência da UE, baseada em Vílnius.

Para a sua diretora, a holandesa Carlien Scheele, "os Estados da UE precisam de investir mais em atividades que previnam a violência contra as mulheres e protejam as vítimas, o que é tanto um imperativo moral, como boa economia".

O estudo do EIGE diferencia os custos, com a maior parte destes (56%) a ser afetada ao impacto emocional e físico, seguido pelos serviços de justiça criminal (21%) e produção económica perdida (14%). Outros custos podem incluir serviços de justiça civil, relativos por exemplo a procedimentos de divórcio e custódia dos filhos, ajudas domiciliárias e proteção de menores.

Para os seus cálculos, o EIGE baseou-se em informação extrapolada do Reino Unido.

O documento, que inclui uma revista das metodologias existentes, vai ser divulgado em agosto.

RN // RBF

Lusa/Fim

+ notícias: País

Mais autocarros e mais viagens. FlixBus reforça operação para responder à afluência na Páscoa

A Flixbus divulgou, esta quarta-feira, o reforço da operação até 70% durante o período da Páscoa.

Trabalhadores da Medway em greve esta quinta-feira por melhores salários e condições

Os trabalhadores da empresa ferroviária de mercadorias Medway estão esta quinta-feira em greve por melhores salários e condições, incluindo a conciliação da vida profissional e familiar, tendo a empresa pedido uma reunião para o dia 11 de abril.

Bombeiros, SNS e INEM assinam acordo para melhorar transporte de doentes urgentes

A Liga dos Bombeiros Portugueses, a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde e o INEM chegaram esta quarta-feira a acordo para melhorar o transporte de doentes urgentes e o financiamento de meios, após oito semanas de reuniões.