Hospital de Gaia reduziu tempo médio de espera para consulta de 160 para 60 dias

| Norte
Porto Canal com Lusa

Vila Nova de Gaia, Porto, 06 jul 2021 (Lusa) -- O tempo médio de espera para uma consulta no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho baixou de 160 para 60 dias, adiantou hoje o presidente do conselho de administração.

"A média de espera de uma qualquer pessoa que fosse referenciada para uma consulta neste centro hospitalar era de 160 dias, em março, no final daquela vaga da pandemia, estávamos já com 82 dias de espera, hoje está em 60 dias", revelou Rui Guimarães, no final de uma visita do primeiro-ministro, António Costa, às obras da nova maternidade.

O responsável adiantou ainda que, ao dia de hoje, existem 12 pessoas à espera há mais de seis meses de uma consulta sem agendamento, apesar dos "esforços" para que não fossem nenhumas.

"Fiz tudo para que não fossem nenhumas, mas ainda não consigo fazer as consultas dos meus colegas", sublinhou.

Rui Guimarães revelou que este foi o segundo melhor trimestre do ano em consultas.

No que concerne às cirurgias, o presidente do conselho de administração salientou que o tempo de espera passou de quatro anos para 121 dias em março, estando hoje nos 70 dias.

Atualmente, existem 31 doentes que têm um agendamento superior a nove meses, acrescentou.

Já quanto às cirurgias de ambulatório, Rui Guimarães assumiu que os meses de abril, maio e junho formam o "melhor trimestre da história" do hospital, estando mesmo a receber doentes de "fora do hospital", dando o exemplo de uma utente de Viseu operada no passado sábado.

Falando num "regime de cooperação" com outros hospitais, o responsável comentou que, neste âmbito, estão seis pessoas "de fora" à espera para serem operadas em Gaia.

Além destes números, Rui Guimarães destacou a contratação, desde março de 2020, de 404 pessoas, das quais 145 são já do quadro.

SVF // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Matosinhos e CCDR-N querem abrir ao público Quinta de São Gens

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e a Câmara de Matosinhos querem abrir ao público a Casa e Quinta de São Gens, em Matosinhos, como um Parque de Natureza e Cultura, anunciaram esta quarta-feira.

Detido suspeito de incendiar casas de vizinhos e tentativa de homicídio em Santo Tirso

A Policia Judiciária (PJ) deteve um homem de 33 anos suspeito de incendiar casas de familiares e vizinhos em Santo Tirso, de detenção de arma proibida, tentativa de homicídio e dano e coação na forma tentada, foi esta terça-feira anunciado.

Menino de quatro anos esquecido no interior de viatura de transporte escolar em Fafe

Um menino, de 4 anos, ficou esquecido durante a manhã desta terça-feira no interior da viatura de transporte escolar que o deveria ter deixado numa escola do concelho de Fafe, distrito de Braga, segundo fonte da GNR.