Candidatura da Covilhã a Cidade Criativa do Design aceite pela UNESCO Portugal

| País
Porto Canal com Lusa

Covilhã, Castelo Branco, 30 jun 2021 (Lusa) - A candidatura da Covilhã a Cidade Criativa do Design foi aceite pela UNESCO Portugal e vai passar à fase seguinte, disse hoje aquele município do distrito de Castelo Branco.

Em nota de imprensa envida à agência Lusa, o município presidido por Vítor Pereira refere que foi hoje notificado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO, na sigla em inglês) Portugal da aceitação formal da candidatura da Covilhã à Rede de Cidades Criativas da UNESCO, na área do Design.

"Após três anos de preparação, a versão final da candidatura da Covilhã a Cidade Criativa da UNESCO na área do Design foi submetida com sucesso e sujeita a avaliação prévia por parte da Comissão Nacional da UNESCO, que a considerou completa e a selecionou como uma das duas candidaturas nacionais que passam à fase seguinte, após aplicação dos critérios de seleção previamente estabelecidos", aponta esta Câmara.

Os documentos submetidos à Comissão Nacional serão agora incluídos no dossiê final da candidatura que seguirá para Paris, sede internacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, segundo acrescenta.

De acordo com a informação, o presidente da Comissão Nacional da UNESCO, José Moraes Cabral, endereçou ao Município da Covilhã o ofício que formaliza a aceitação da candidatura e a carta de apoio à nomeação da Covilhã a Cidade Criativa em Design, desejando à cidade os melhores sucessos nesta pretensão.

"A referida carta de apoio sublinha a 'rica herança cultural e histórica' da Covilhã, indissociável do seu património têxtil, da indústria de lanifícios e do pioneirismo no ensino do debuxo, que 'transformaram a cidade num espaço onde a criatividade é favorecida e o design se tornou um ativo essencial na construção do futuro'".

O comunicado acrescenta ainda que a carta de apoio também destaca "a heterogénea comunidade de designers, artesãos, criadores, investigadores, associações, empresas e indústrias que se dedicam ao ensino, prática, partilha e disseminação de sinergias, alcançando reconhecimento a nível nacional e internacional".

A nota sublinha igualmente que o executivo municipal, o diretor executivo da candidatura, Francisco Paiva, e a equipa de projeto C3D UNESCO receberam a confirmação das suas expectativas com "grande satisfação", interpretando-a como "o culminar de um esforço coletivo para enaltecer a Covilhã e as suas gentes, abrindo caminho a novas oportunidades de desenvolvimento com base no design sustentável".

"A aceitação formal da candidatura da Covilhã à Rede de Cidades Criativas da UNESCO pela Comissão Nacional desta tão prestigiada organização é uma excelente notícia. É um sinal positivo e revelador do cuidado, rigor e ambição que presidiu à elaboração desta candidatura, alicerçada na nossa história, ligada à indústria têxtil, à inovação, ao design, mas com os olhos postos no futuro. Estamos perante uma grande oportunidade para elevar e potenciar a Covilhã - e toda a região - à escala internacional", diz o presidente da Câmara, Vítor Pereira, que é citado na nota de imprensa.

A Rede de Cidades Criativas da UNESCO foi criada em 2004 com a missão de desenvolver a cooperação internacional entre cidades que identificaram a criatividade como um fator estratégico para o desenvolvimento sustentável.

CYC // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.