Consulta pública do Livro Verde sobre Futuro do Trabalho com mais de 100 contributos

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 22 jun 2021 (Lusa) -- O Livro Verde sobre o Futuro do Trabalho recolheu mais de 100 contributos durante a consulta pública, disse hoje o secretário de Estado do Trabalho e Formação Profissional, e a versão final ficará concluída no final do mês.

Falando no encerramento de um 'webinar' sobre o Livro Verde, cuja consulta pública arrancou em 02 de junho e termina hoje, o secretário de Estado Miguel Cabrita precisou que aquela centena de contributos partiu de especialistas, empresas, parceiros sociais e também de contributos individuais, entre outros.

Em resposta à Lusa, fonte oficial do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social indicou terem sido recebidas "propostas da sociedade civil e dos organismos públicos", sublinhando que as mesmas "serão reunidas" a partir desta quarta-feira, "em conjunto com os coordenadores científicos" [do Livro Verde], com o objetivo de ter "a versão final concluída até ao final deste mês".

Essa versão será primeiro partilhada com os parceiros sociais, para depois ser tornada pública, segundo indicou a mesma fonte oficial.

Miguel Cabrita salientou que a concretização deste Livro Verde permitiu que o processo tivesse chegado agora ao ponto que se tinha almejado, ou seja, o de conseguir "ter uma base" de reflexão "para um debate informado, aprofundado e também consequente, que é a fase que se segue".

Este 'webinar', realizado no dia em que a consulta pública termina, incluiu um debate sobre o futuro do trabalho e mudança tecnológica, durante o qual Tomás Belchior, da Uber, considerou não ser uma boa solução a presunção de laboralidade dos trabalhadores das plataformas digitais.

"A presunção de laboralidade é um risco", referiu, acentuando que o acesso "fácil ao mercado de trabalho" para pessoas com dificuldade em ter um emprego "é uma porta aberta" para o mercado de trabalho.

Carvalho da Silva, do Laboratório Colaborativo para o Trabalho, Emprego e Proteção Social, que participou num segundo debate sobre "velhos e novos desafios", referiu-se à precariedade laboral como "um drama" e chamou a atenção para o facto de o teletrabalho poder estar a "ser indutor de novos dualismos perigosos".

O Livro Verde, que foi apresentado pelo Governo na Concertação Social no final de março, deverá servir de base para a regulamentação de matérias laborais, como o trabalho à distância e o teletrabalho ou o trabalho nas plataformas digitais.

Em 13 de maio, a Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP) defendeu, no parecer que emitiu sobre o Livre Verde, que se devem facilitar as reestruturações empresariais, aliviando os limites legais às rescisões por acordo, e alargar as reformas por desgaste rápido a profissões como os motoristas de longo curso.

No mesmo dia, a CGTP criticou o documento por não ter em conta a atual situação laboral, não evoluir na regulamentação do trabalho e prosseguir o modelo de desregulação e flexibilização das relações laborais.

Já a Confederação Empresarial de Portugal (CIP) apontou que a compensação pelo aumento dos custos com o teletrabalho deve ser definida por acordo entre trabalhador e empregador.

A UGT, por seu turno, disse que o Livro Verde se afasta da realidade do mercado laboral português, está demasiado centrado nas novas realidades e fenómenos, passando ao lado do modelo de baixos salários e precariedade.

O Livro Verde tem como coordenadores científicos Teresa Coelho Moreira e Guilherme Dray.

LT/DF // CSJ

Lusa/Fim

+ notícias: País

EuroDreams. Dois apostadores vencem prémio de dois mil euros por mês durante cinco anos

A chave do sorteio de Eurodreams desta segunda-feira ditou a atribuição de um terceiro prémio a oito apostadores portugueses, no valor de 137,73 euros.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.