Covid-19: OMS alerta para aceleração da pandemia em África e pede mais vacinas

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Brazaville, 17 jun 2021 (Lusa) -- A terceira vaga de infeções pelo novo coronavírus "está a crescer e a acelerar" em África com as variantes, advertiu hoje o escritório da Organização Mundial de Saúde (OMS) no continente, apelando a um aumento da oferta de vacinas.

O número de casos "está a aumentar 22% por semana" em todo o continente, afirmou Matshidiso Moeti, diretora da OMS para África, numa conferência de imprensa virtual a partir da sede, na capital da República do Congo, Brazaville.

A responsável apelou a que sejam entregues ao continente mais vacinas: "África precisa destas doses aqui e agora para conter a terceira vaga", disse.

"Quase 12 milhões de pessoas estão agora totalmente vacinadas, mas isto representa menos de 1% da população do continente", afirmou a OMS numa declaração citada pela agência France-Presse (AFP).

A República Democrática do Congo (RDCongo), a Namíbia e o Uganda registaram o seu maior número de casos semanais desde o início da pandemia, sublinhou a OMS.

Segundo a organização, este aumento deve-se, em grande parte, ao clima sazonal mais frio na África Austral e à propagação de variantes mais contagiosas.

"A variante Delta [de origem indiana] foi assinalada em 14 países africanos e as variantes Beta e Alfa foram encontradas em mais de 25 países africanos", de acordo com a declaração.

A OMS África também registou uma aceleração da vacinação no continente, com mais de 5 milhões de doses administradas nos últimos cinco dias, em comparação com uma média semanal de 3,5 milhões de doses nas últimas três semanas.

África regista um total de 136.030 óbitos associados à covid-19 e o número total de casos no continente é de 5.108.888, desde o início da pandemia.

APL // JH

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.