TAP: Associação europeia de tripulantes de cabine denuncia "assédio moral" sobre a classe

TAP: Associação europeia de tripulantes de cabine denuncia "assédio moral" sobre a classe
| Norte
Porto Canal com Lusa

A associação europeia de tripulantes de cabine EurECCA apela à "responsabilidade social" da TAP e ao cumprimento dos seus "deveres e obrigações" no processo de reestruturação em curso, considerando que a classe tem sido "assediada" e "atormentada" pela companhia.

"Os tripulantes de cabine da TAP têm sido assediados ao longo do último ano, atormentados pelas numerosas violações da empresa contra a classe, e sentem-se revoltados contra um processo de rescisões moralmente repreensível, que tem muitas deficiências jurídicas e, mais grave ainda, não vai resolver a situação económica da empresa", refere a EurECCA - European Cabin Crew Association em comunicado.

Para a associação europeia, "a forma como este processo está a ser conduzido promove angústia, incerteza e instabilidade emocional, o que pode comprometer a própria segurança da operação", e "pode ser considerado assédio moral, uma vez que tem por objetivo fazer com que os tripulantes aceitem a rescisão dos seus contratos de trabalho por mútuo acordo, após frustradas as tentativas já feitas com esse objetivo".

Datada de terça-feira, esta tomada de posição foi divulgada hoje pelo Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC), que integra a EurECCA.

Segundo recorda a associação, "após a assinatura de um Acordo de Emergência (há apenas três meses) entre o SNPVAC e TAP, no âmbito do qual os salários foram reduzidos em 25% e cláusulas do Acordo de Empresa foram suspensas, com o objetivo de salvaguardar 350 empregos dos 750 inicialmente apontados pela empresa", a TAP deu início a um "processo pouco claro de propostas de transferências para a Portugália, que não se revelou verdadeiro ou atrativo, e a um plano de pré-reformas ou reformas antecipadas".

"Desta forma, a TAP incentivou a rescisões por mútuo acordo e adesões voluntárias, como licenças sem vencimento ou trabalho parcial", refere.

Após várias semanas de adesão a estas medidas voluntárias, nota a EurECCA, "a empresa afirmou que o número de tripulantes ainda era excessivo", algo que, no entender da associação, "é totalmente contestável, já que as métricas económicas e de recursos humanos do plano foram alcançadas".

Neste contexto, continua, "a TAP começou em 19 de abril a convocar alguns tripulantes para os informar que, através de um algoritmo elaborado de uma forma incompreensível e irracional, tinham sido integrados numa lista de potenciais rescisões unilaterais por parte da empresa".

Como resultado, diz, estes trabalhadores "foram colocados em 'lay-off', com o contrato suspenso, sem planeamento e marginalizando o seu estatuto na empresa".

Segundo sustenta a EurECCA, "esta situação comprometeu o seu desempenho profissional, a sua dignidade face aos colegas e seu sentido de utilidade e valor para a empresa".

No histórico que faz do processo de reestruturação vivido na TAP, a associação europeia reporta ainda que, "em 31 de maio, a TAP informou que a implementação do Acordo de Emergência e as medidas voluntárias resultaram ainda num excesso de 47 elementos de tripulação de cabine".

"Mais uma vez -- nota - a TAP não esclareceu como chegou a estes números, nem especificou as categorias em que havia excedente".

Salientando que "a TAP não renovou os contratos de 1.200 tripulantes entre abril de 2020 e março de 2021", a EurECCA reconhece "a necessidade de um plano de reestruturação", mas "apela à responsabilidade da empresa".

A TAP está a ser alvo de um processo de reestruturação, devido à situação financeira difícil causada pela pandemia, que implicou a redução do número de trabalhadores.

Em 2020, a TAP voltou ao controlo do Estado português, que passou a deter 72,5% do seu capital, depois de a companhia ter sido severamente afetada pela pandemia de covid-19 e de a Comissão Europeia ter autorizado o auxílio estatal de 1,2 mil milhões de euros.

Já este ano, no final de abril, a Comissão Europeia aprovou um novo e intercalar auxílio estatal de Portugal à TAP, no valor de 462 milhões de euros, para novamente compensar prejuízos decorrentes da pandemia e, segundo a transportadora, garantir liquidez até à aprovação do plano de reestruturação por Bruxelas (que ainda decorre).

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.