Praia de Matosinhos é a de maior lotação na região Norte

Praia de Matosinhos é a de maior lotação na região Norte
| Norte
Porto Canal com Lusa

A praia de Matosinhos, no distrito do Porto, tem capacidade para acolher 8.300 banhistas durante esta época balnear, sendo a com maior lotação da região Norte, foi divulgado em Diário da República (DR).

Depois da praia de Matosinhos segue-se, com maior lotação, a praia da Aguda, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, com uma capacidade de 5.700 pessoas, e a praia de Moledo, em Caminha, no distrito de Viana do Castelo, com 4.500.

Entre os areais com maior lotação destacam-se ainda as praias da Rua 37 (4.300) e da Frente Azul (3.800) em Espinho, distrito de Aveiro, e de Leça da Palmeira (3.700) em Matosinhos e de Canide Norte (3.600) em Vila Nova de Gaia, ambas no distrito do Porto.

Contabilizando a capacidade potencial de ocupação das praias costeiras e de transição, e praias de pequena dimensão, o despacho do DR refere duas novas praias em Caminha e Viana do Castelo e três como não sendo de banhos em Esposende, Póvoa de Varzim e Viana do Castelo.

A região Norte contabiliza 122 praias costeiras, das quais 96 são grandes e 26 pequenas, com capacidade para acolher entre 100 a 8.300 banhistas.

Na segunda-feira, o Governo publicou, pelo segundo ano consecutivo, as capacidades das praias do continente para "garantir a segurança dos utentes e a proteção da saúde pública" em contexto pandémico.

A época balnear abriu oficialmente no sábado na grande maioria das praias portuguesas, sujeitas pelo segundo ano consecutivo a regras para prevenção, contenção e mitigação da transmissão da infeção por covid-19.

Segundo uma portaria publicada em DR em 14 de maio, a época balnear pôde começar em 15 de maio e os municípios podem estendê-la até 15 de outubro. Mas a maioria dos concelhos optou por iniciá-la no passado sábado.

Entre as regras estabelecidas (e cujo incumprimento está sujeito a coimas), está o uso de máscara nos acessos à praia e na utilização dos apoios, restaurantes ou instalações sanitárias.

Outra das regras é o distanciamento social entre pessoas e grupos, com os toldos e os colmos com três metros entre si, enquanto para as barracas a distância é de um metro e meio, não sendo permitido mais de cinco utentes por toldo, colmo ou barraca.

Fora da área concessionada, os utentes devem estender as toalhas a, pelo menos, um metro e meio de distância, desde que não sejam do mesmo grupo, e os chapéus-de-sol têm de estar afastados no mínimo três metros entre si.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.