Bloggers portugueses lançam livro #EuFicoEmPortugal para promover o turismo

| País
Porto Canal com Lusa

Porto, 15 jun 2021 (Lusa) -- Depois de percorrreem Portugal de lés a lés, no âmbito da iniciativa #EuFicoEmPortugal, da Associação de Bloggers de Viagem Portugueses (ABVP), 25 bloggers de viagens portugueses lançam um livro para promover o turismo nacional.

Em comunicado, a ABVP afirma hoje que, depois de explorarem todo o país, os 25 bloggers portugueses desafiam agora, através do livro #EuFicoEmPortugal, "os compatriotas a serem agentes ativos na recuperação da economia nacional".

Com o objetivo de "promover o turismo em Portugal", os 25 bloggers mais influentes de viagens em Portugal celebram no livro as "inúmeras belezas, menos exploradas" do país.

O livro, que vai ser apresentado quarta-feira no concelho de Montalegre (um dos destinos mencionados), surge no seguimento da iniciativa #EuFicoEmPortugal da ABVP que, em 2020, colocou meia centena de bloggers a percorrer o país de lés a lés.

A iniciativa tem vindo a contribuir para "atenuar o brutal impacto da pandemia no turismo nacional", em particular, nos territórios de baixa densidade, refere a ABVP, acrescentando que os bloggers tem inspirado os turistas nacionais a "irem para fora cá dentro".

Reflexo de olhares e experiências muito diversificados sobre os destinos espalhados pelo território nacional, o livro desce de Melgaço "onde um Outro Portugal começa" e segue ao encontro de histórias encantatórias como a da baleação na Ilha do Pico.

Entre o calor das gentes e os sabores alentejanos, a narrativa vai-se regando com os poucos conhecidos vinhos da Beira Interior, perdendo-se com as minas abandonadas de São Domingos e contemplando o Gerês, os Castelos de Sintra, os montes de Alvarenga, a lagoa de Óbidos, o rito Tejo e a empreitada em Loulé.

Citado no comunicado, o presidente da ABVP e autor do blogue Alma de Viajante, Filipe Morato Gomes, diz que quanto mais viaja, mais tem a certeza de "viver num país extraordinário, com uma diversidade a todos os níveis notável".

Para o blogger, que já visitou mais de 100 países e deu duas voltas ao mundo, estas páginas "são um tributo a Portugal" e celebram a sua "riqueza humana, paisagística e cultural".

"Este livro, em nova colaboração com a editoria Idioteque, é, pois, o epilogo dessa iniciativa que rapidamente extravasou as fronteiras da associação e tomou proporções por nós nunca imaginadas", afirma, dizendo esperar que os leitores se sintam inspirados a explorar o país.

Também Rui Barbosa Batista, fundador do blogue BornFreee e jornalista, refere que "o livro não fala só de lugares", mas de pessoas -- "o maior património" -- e experiências vividas por todo o território, de Trás-os-Montes ao Alentejo.

"Com a iniciativa #EuFicoEmPortugal os bloggers de viagem contribuíram, durante meses, e como poucos, para uma mais salutar coesão do território. Exploramos muitos territórios, revelamos culturas e tradições e, com o nosso trabalho, demos também a conhecer pessoas inspiradoras, que também parecem esquecidas...e que agora ficam imortalizadas nesta obra", salienta.

Já o editor do livro, Manuel Andrade, afirma que a Idioteque "não poderia passar ao lado da iniciativa", cujo objetivo é "reanimar o turismo português nesta fase tão conturbada".

Na quarta-feira, o lançamento do livro #EuFicoEmPortugal poderá ser acompanhado 'online' através da página da ABVP na rede social Facebook.

O livro chega às livrarias nacionais em 22 de junho de 2021.

 

SPYC // MSP

Lusa/Fim.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.