Covid-19: China já administrou 878,5 milhões de doses de vacinas a 46% da população

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Pequim, 13 jun 2021 (Lusa) -- Mais de 878,5 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 foram administradas na China a cerca de 650 milhões de pessoas até sábado, informou hoje a Comissão Nacional de Saúde.

Segundo a EFE, de acordo com a fonte - por sua vez, citada pela agência oficial Xinhua -, o país asiático já administrou, pelo menos, uma dose a 46% da população.

A Comissão não especificou, no entanto, quantas pessoas receberam todas as doses necessárias para a imunização completa.

A China tem como objetivo de imunizar 40% dos seus 1.400 milhões de habitantes até final de junho, tendo acelerado consideravelmente o processo nos últimos meses com reforço do nível de produção de vacinas, refere a EFE.

Entre as sete vacinas autorizadas pela China, cinco requerem duas doses, uma é de dose única e a outra precisa de três administrações.

Na sexta-feira foi anunciado que a vacina da farmacêutica Sinopharm e do Instituto de Produtos Biológicos de Pequim foi aprovada para uso em crianças e jovens dos três aos 17 anos.

Poucos dias antes tinha também sido autorizado o uso de emergência da vacina da Sinovac entre os três e os 17 anos, embora o presidente, Yin Weidong, tenha referido que ainda não foi decidido quando se utilizará e a partir de que idade.

A China espera vacinar contra a Covid-19, pelo menos, 70% dos "grupos prioritários" da sua população até ao final do ano, segundo o vice-presidente da Comissão Nacional de Saúde, Zeng Yixin.

O país asiático está, atualmente, a vacinar a população contra a covid-19 a uma média de 15 milhões de adultos por dia.

ICO // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.