Independente Rui Moreira recandidata-se à Câmara Municipal do Porto

Independente Rui Moreira recandidata-se à Câmara Municipal do Porto
| Norte
Porto Canal com Lusa

O atual presidente da Câmara Municipal do Porto, o independente Rui Moreira, vai recandidatar-se à presidência da autarquia para um terceiro mandato, confirmou hoje o presidente da direção da associação cívica -- Porto, o Nosso Movimento.

"É com enorme prazer e satisfação que hoje anunciamos a recandidatura de Rui Moreira às eleições autárquicas", afirmou Francisco Ramos.

Em declarações à agência Lusa, no seguimento da notícia divulgada hoje pelo Jornal de Notícias, o presidente da direção da Associação Cívica -- Porto, o Nosso Movimento disse serem quatro os motivos que levam o independente a recandidatar-se: "independência, obra, liderança, e capacidade de gestão e futuro".

"Rui Moreira não tem agenda partidária, nem responde a diretórios partidários (...), defende sempre o Porto independentemente dos poderes centrais, dos protagonistas partidários nacionais e das agendas centralistas", salientou.

O anúncio da recandidatura do independente está agendado para 17 de junho, pelas 19:00, no Mercado Ferreira Borges.

Francisco Ramos defendeu que o independente deve ter a oportunidade de "entregar à cidade projetos e obras emblemáticas lançados por si e pela sua equipa", como o Matadouro, o Cinema Batalha, o Mercado do Bolhão e o Intermodal de Campanhã.

Considerando que Rui Moreira é "indiscutivelmente a voz mais forte e respeitada do Porto e da região", o presidente da direção da Associação Cívica -- Porto, o Nosso Movimento salientou a sua liderança no contexto da covid-19.

"Foi reconhecidamente exemplar, antecipando medidas e comportamentos que só mais tarde viriam a ser recomendados e implementados nacionalmente", disse, defendendo que Rui Moreira e a sua equipa são "os protagonistas mais capacitados para garantir o desenvolvimento e sustentabilidade" do Porto.

"Rui Moreira não só garantiu o maior investimento público de sempre na história da cidade como também atraiu o maior investimento privado de sempre (...) Esta gestão profissional de desempenho ímpar, conciliado com a menor dívida de sempre do município, é a maior garantia de uma cidade independente, livre, economicamente forte, criadora de emprego e riqueza, vibrante e sustentada", defendeu.

O movimento independente, liderado por Rui Moreira, aprovou, em setembro de 2020 e em assembleia de associados, uma moção de apelo para que o autarca se recandidatasse.

Em 2013, com o apoio do CDS, que teve direito a um vereador, Rui Moreira foi o primeiro independente eleito presidente da Câmara do Porto, com 39,25% dos votos.

Sob o lema "O Nosso Partido é o Porto", o resultado obtido permitiu eleger seis vereadores, ficando a um mandato de obter a maioria absoluta, vencendo também as eleições para a Assembleia Municipal e em cinco das sete Juntas de Freguesia.

Já em 2017, com uma candidatura assente em "contas à moda do Porto", o independente conseguiu 44,5% dos votos, conquistando a maioria absoluta na vereação da Câmara Municipal, ao eleger sete vereadores.

À Câmara do Porto são já conhecidas as candidaturas de Ilda Figueiredo (CDU), Sérgio Aires (BE), Vladimiro Feliz (PSD), Diogo Araújo Dantas (PPM), André Eira (Volt Portugal) e António Fonseca (Chega).

As eleições autárquicas têm de ser marcadas pelo Governo para entre 22 de setembro e 14 de outubro.

Em Portugal há 308 municípios (278 no continente, 19 nos Açores e 11 na Madeira) e 3.092 juntas de freguesia (2.882 no continente, 156 nos Açores e 54 na Madeira).

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.