Marcelo diz que milhares de pessoas nas ruas é prova de que a vida continua

| Política
Porto Canal com Lusa

Funchal, Madeira, 10 jun 2021 (Lusa) - Marcelo Rebelo de Sousa fez a narração exata do ambiente da cerimónia comemorativa do Dia de Portugal, no Funchal, ao vincar que passou de oito pessoas, em 2020, para milhares concentradas na Avenida do Mar e da Praça da Autonomia.

"No 10 de Junho de 2020 éramos oito - oito - naquele claustro do Mosteiro dos Jerónimos, saídos de uma vaga [de covid-19], desejando que outras não viessem prolongar dor e adiamento", recordou, para depois sublinhar: "Hoje somos aqui dezenas, centenas, milhares ao longo destas avenidas, destas ruas, deste Funchal, desta Madeira, deste Portugal, a querer dizer que a vida continua, a nossa vida continua, a nossa vida recomeça."

As pessoas aplaudiram-no, como antes já o tinham feito, quando chegou a pé pela Avenida do Mar, e como tornaram a fazê-lo depois, quando saiu da tribuna, outra vez a pé, rumo à Reitoria da Universidade da Madeira, onde almoçou.

O Presidente da República percorreu uma parte da avenida e foi saudando as pessoas, tirando `selfies´, dando autógrafos, ora de um lado, ora do outro, num trajeto em ziguezague e sem distanciamento físico que durou cerca de uma hora, num dia de céu limpo e muito sol, o último da sua estada na Madeira.

Marcelo Rebelo de Sousa chegou à região na segunda-feira e manteve, até hoje, um intenso programa, que culminou com a cerimónia militar do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, na qual fez um discurso de 15 minutos, em que descreveu a Madeira como uma "terra feita de chegadas, enraizamentos, criações e recriações", com "gente corajosa, desbravadora, resistente", que faz valer "a sua justa e intrépida autonomia".

DC/IEL // SF

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.