Info

Livro explica como novas tecnologias podem ser "magníficas" para "encontro com Cristo"

| País
Fonte: Agência Lusa

Porto, 23 mai (Lusa) -- O presidente da Irmandade dos Clérigos vai lançar um livro, na segunda-feira, no qual refere que as novas tecnologias são "magníficas" potenciadoras da evangelização desde que promovam encontros, nomeadamente com Cristo e com os homens.

"Podemos passar o dia a enviar e-mails e falar no facebook e no skype com milhares de pessoas e chegamos ao final do dia e somos as pessoas mais tristes e sós do mundo", disse hoje o padre Américo Aguiar à agência Lusa.

O sacerdote referiu que as tecnologias de informação e comunicação são uma "mais-valia" e potenciadoras da evangelização, desde que proporcionem encontros "olhos nos olhos, coração com coração e mão com mão".

A obra "Um padre na Aldeia Global -- Evangelização e o Desafio das Novas Tecnologias", resultado da Tese de Mestrado do padre Américo Aguiar, será apresentada na segunda-feira, na Igreja Privativa da Misericórdia do Porto.

"O objetivo do livro foi refletir sobre a reação por parte da igreja às novas tecnologias", avançou.

O presidente da Irmandade dos Clérigos frisou que, ao longo dos anos, a tecnologia sempre foi "muito bem acolhida" pelos papas e teve uma repercussão "positiva" na Igreja Católica.

Os "sucessores de Pedro" -- referindo-se aos papas -- veem as novas tecnologias não apenas como uma ferramenta, mas como o nascimento de uma nova cultura.

"A revolução tecnológica está a provocar uma nova cultura e todos, desde padres, igreja, pais e filhos, são chamados a evangelizar através dela", disse.

As tecnologias de informação e comunicação são o veículo "mais eficaz" para transmitir mensagens, informações e ideias, realçou.

Apesar das vantagens destas ferramentas, a igreja começa hoje a adotar uma atitude "mais defensiva" quanto às novas tecnologias, notou.

Confessando ser adepto das tecnologias de informação, o padre Américo Aguiar revelou que termina o livro com um pedido de Jesus: "Lançai as redes".

E, acrescentou, "atualmente, as redes de que se falam são as digitais".

SYF // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: País

Ajuntamento de adeptos do Sporting: António Ferreira pede demissão da Diretora Geral da DGS e Ministros da Saúde e Administração Interna

Ajuntamento de adeptos do Sporting: António Ferreira pede demissão da Diretora Geral da DGS e Ministros da Saúde e Administração Interna

Incêndio obriga a retirar 500 pessoas do edifício da Segurança Social de Viseu

Cinco centenas de pessoas foram hoje à tarde retiradas do edifício da Segurança Social de Viseu devido a um incêndio, que não provocou vítimas, disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro.

Uma morte, 268 novos casos de Covid-19 e redução de internamentos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje uma morte atribuída à covid-19, 268 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, e nova redução nos internamentos em enfermaria e em cuidados intensivos, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.
Zoom Zoom Z o o m