Covid-19: China administrou mais de 500 milhões de doses de vacinas contra o vírus

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Pequim, 25 mai 2021 (Lusa) - A China ultrapassou na segunda-feira a administração de 510 milhões de doses de vacinas contra a covid-19, entre a sua população, segundo dados difundidos hoje pela Comissão Nacional de Saúde.

A instituição informou que foram administradas quase 510,9 milhões de doses na China continental e que tem capacidade para injetar 20 milhões de doses por dia.

Perante pequenos surtos registados em várias províncias do país nas últimas semanas, Pequim redobrou os esforços para atingir a meta de inocular 40% da sua população no dia 30 de junho.

Com cerca de 1.400 milhões de habitantes, a China é o país mais populoso do mundo.

Autoridades e especialistas chineses enfatizaram a necessidade de encorajar os residentes a imunizarem-se contra a covid-19. Muitos cidadãos consideram desnecessário serem vacinados porque, no geral, o país conseguiu extinguir a doença há mais de um ano.

Nos últimos meses, as autoridades do país têm respondido a cada surto de maneira expedita, com quarentenas seletivas, restrições de viagens e grandes campanhas de teste que, em poucos dias ou semanas, extinguem os surtos locais.

A taxa de vacinação acelerou, no último mês, após a deteção de dois pequenos surtos nas províncias de Anhui e Liaoning.

Em abril passado, o chefe do Centro de Controlo de Doenças do país, Gao Fu, garantiu que a China espera vacinar entre 70% e 80% da sua população até ao final deste ano ou meados de 2022, para atingir a imunidade coletiva.

O país deve inocular cerca de mil milhões de pessoas.

As autoridades chinesas autorizaram, até à data, o uso no seu território de quatro vacinas, desenvolvidas pelas farmacêuticas chinesas, Sinopharm, Sinovac e Cansino, esta última, de dose única.

JPI // SB

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.