Info

Campanha do Comboio Histórico do Douro arranca a 05 de junho

Campanha do Comboio Histórico do Douro arranca a 05 de junho
| Norte
Porto Canal com Lusa

A campanha 2021 do Comboio Histórico do Douro arranca a 05 de junho e estão programadas 33 viagens, até 30 de outubro, entre as estações da Régua e do Tua, anunciou hoje a CP.

A CP – Comboios de Portugal disse hoje, em comunicado, que lança no dia 05 de junho a campanha do Comboio Histórico que vai percorrer a Linha do Douro até 30 de outubro.

Neste período, segundo a empresa, o comboio vai circular todos os sábados, entre o Peso da Régua (distrito de Vila Real) e o Tua (distrito de Bragança), com viagens de ida e volta.

No entanto, entre 01 de agosto e 10 de outubro, o comboio também vai circular aos domingos, no mesmo trajeto.

Sendo a CP, estão programadas 33 circulações, designadamente 22 aos sábados, (05 de junho a 30 de outubro) e 11 aos domingos, (01 de agosto a 10 de outubro).

A composição inclui cinco carruagens de madeira, datadas do início do século XX e a locomotiva a vapor, percorrendo o percurso habitual pelo Património Mundial da Humanidade, com paragem na vila do Pinhão.

Antes da partida do comboio, na estação, há uma receção aos clientes, com danças e cantares regionais, distribuição de águas, vinho de Porto e rebuçados da Régua.

O preço do bilhete no comboio histórico do Douro varia entre os 45 euros para adultos e 20 euros para crianças (dos 4 aos 12 anos), e são também disponibilizados descontos de 25% na compra de viagens combinadas a partir de qualquer ponto do país.

Em 2020, a campanha decorreu entre 01 de agosto e 10 de outubro, tendo arrancado mais tarde devido à pandemia de covid-19.

O programa do Comboio Histórico na Linha do Douro arrancou no final da década de 90.

Em relação aos horários regulares na Linha do Douro, a CP efetuou alguns ajustamentos à sua oferta para “dar resposta ao acréscimo de procura na época de verão, entre a cidade do Porto e o Pocinho”.

As alterações entraram em vigor no domingo, dia 16 de maio, prolongando-se até ao dia 16 de outubro.

A oferta foi reforçada entre Porto - São Bento e Pocinho, nos períodos de início do dia e da tarde, com duas novas ligações em comboio Miradouro, uma por sentido.

A ligação entre a Régua e o Pinhão foi também reforçada, no período da tarde, através da extensão de dois comboios, um por sentido, que atualmente apenas faziam o percurso entre Porto e Régua.

+ notícias: Norte

Enfermeiros reivindicam agendamento de uma data de reunião com o governo 

Os enfermeiros, reivindicam, durante a manhã desta terça-feira, no Porto, o agendamento de  uma data de reunião com o governo para a concretização de melhores condições de trabalho para os enfermeiros. Em declarações ao Porto Canal, José Carlos Martins, do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, disse que "as principais reivindicações deste protesto vão desde o assunto da progressão das carreiras, melhores condições, e ainda o agendamento da reunião".

Responsáveis do Lar do Comércio em Matosinhos acusados por 67 crimes de maus-tratos

O Ministério Público (MP) imputou 67 crimes de maus-tratos, 17 deles agravados por resultarem em morte, a um ex-presidente e uma directora de serviços do Lar do Comércio, em Matosinhos.

Associação de Vila d'Este distribui cabazes alimentares aos mais carenciados em Vila Nova de Gaia

A Associação de Vila d'Este, em Vila Nova de Gaia, distribui cabazes alimentares aos mais carenciados, mais precisamente cerca de 600 pessoas e 116 agregados familiares. Em declarações ao Porto Canal, a voluntária, Júlia Ferraz, disse que "com a pandemia, o desemprego e as crianças em casa os agregados familiares duplicaram". 

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.