Covid-19: Abertura do corredor turístico com Reino Unido é "ótima notícia"

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 18 mai 2021 (Lusa) -- O presidente da Confederação do Turismo de Portugal afirmou hoje que a abertura do corredor turístico com o Reino Unido é "ótima notícia", referindo não estar preocupado com a entrada de turistas e o impacto na evolução da pandemia.

"Não estou nada preocupado, acho que é uma ótima noticia esta abertura que houve do corredor turístico do Reino Unido", precisou Francisco Calheiros, em Lisboa, à margem da conferência de imprensa de apresentação do Conselho Nacional das Confederações Portuguesas, organismo que junta as quatro confederações com assento na Concertação Social (CAP, CCP, CIP e CTP) e também a Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário.

Questionado se está preocupado que a forte afluência de turistas nesta fase possa fazer aumentar o número de novas infeções por covid-19 e com isso voltar a colocar Portugal na lista vermelha de destinos, o presidente da CTP afirmou que não, sustentando que tal se deve ao facto de "todos os turistas, sem exceção," terem de apresentar "um teste negativo realizado nas 48 horas anteriores" a desembarcarem em qualquer um dos aeroportos nacionais.

"Essa é a razão pela qual que não estou preocupado. São turistas que de facto nos fazem muita falta", precisou.

Ao aeroporto de Faro chegaram esta segunda-feira 17 voos com 5.500 passageiros do Reino Unido, naquele que foi o primeiro dia em que os britânicos estão autorizados a viajar para Portugal sem terem de fazer quarentena no regresso.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.391.849 mortos no mundo, resultantes de mais de 163,5 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 17.011 pessoas dos 842.767 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LT (MAD) // CSJ

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.