Alto Minho e Galiza reafirmam contestação a linha de muito alta tensão

Alto Minho e Galiza reafirmam contestação a linha de muito alta tensão
| Norte
Porto Canal com Lusa

Os presidentes das câmaras de Monção, Alto Minho, e de As Neves, Galiza, reafirmaram hoje a sua oposição à instalação de uma linha de muito alta tensão pelo "impacto negativo brutal” nos seus territórios e nas populações.

Em causa está a construção, prevista desde 2015, de uma linha elétrica de 400 quilovolts (kV) desde Fonte Fria, em território galego, em Espanha, até à fronteira portuguesa, com o seu prolongamento à Rede Elétrica Nacional (REN), no âmbito da Rede Nacional de Transporte operada pela empresa REN.

Em comunicado hoje enviado, os autarcas de Monção, no distrito de Viana do Castelo, e de As Neves, na província de Pontevedra, Galiza, "reafirmam posição contrária à instalação daquele empreendimento elétrico, considerando que a sua funcionalidade terá um impacto negativo brutal em ambos os territórios e nas populações locais".

Segundo a nota, aquela posição surge na sequência de uma reunião de trabalho na qual "o projeto da linha de muito alta tensão esteve em cima da mesa".

No encontro, além do social-democrata António Barbosa e do congénere de As Neves, Xosé Manuel Rodriguez Mendez, "participou o presidente da Asociación de Afectados Pola Liña de Alta Tension Fontefria- Fronteria Portuguesa, Vítor Gil".

A reunião serviu para "fazer o ponto da situação daquele empreendimento elétrico, bem como de todas as posições contrárias ao projeto, manifestadas em diferentes locais e de diversas formas, tendo sido ainda acordado definir um conjunto de novas medidas de reforço à contestação da linha de muita alta tensão", sustenta a nota.

"Os dois autarcas e o representante da associação presente entendem que a instalação e funcionalidade da linha de muito alta tensão terá um impacto negativo brutal em ambos os territórios e nas populações locais, originando diversos problemas para a saúde pública, comprovada em diferentes publicações e pesquisas efetuadas por organismos distintos e credíveis", refere o documento.

Os dois municípios vizinhos defendem, "a uma só voz, que mais do que uma linha de muita alta tensão, o território fronteiriço necessita de políticas ativas de valorização das potencialidades locais, bem como de medidas concretas que favoreçam o equilíbrio ambiental, a promoção social e cultural e a fixação das populações nos meios rurais".

Em janeiro de 2019, "tanto a Assembleia Municipal de Monção como o Pleno do Concelho de As Neves aprovaram, por unanimidade, uma proposta de rejeição do projeto".

"Ano e meio mais tarde, em julho de 2020, no decorrer do período de consulta pública, voltaram a manifestar-se contrárias, de forma bastante explicita, à construção da referida linha no território. Este ano, em conjunto com o movimento associativo, reafirmaram a contestação à linha de muito alta tensão", frisa o documento.

Em Portugal, a área de implantação abrange sete concelhos no distrito de Braga e no distrito de Viana do Castelo.

No Alto Minho são afetados os concelhos de Monção, Melgaço, Ponte de Lima, Ponte da Barca, Arcos de Valdevez e Paredes de Coura.

Em 2015, o projeto foi "recalendarizado" para ser submetido a novos estudos.

De acordo com o Estudo de Impacto Ambiental, o troço nacional deste projeto prevê a construção de duas novas linhas duplas trifásicas de 400 kV, atravessando, potencialmente, 121 freguesias.

A proximidade desta linha, aérea, às casas, as consequências dos campos eletromagnéticos gerados na saúde humana ou o impacto visual de torres 75 metros com margens de segurança de 45 metros para cada lado são as principais preocupações das populações de ambos os lados da fronteira.

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.