Jogos da última jornada da I Liga sem público

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Os jogos da 34.ª e última jornada da I Liga portuguesa de futebol vão ser disputados sem público, por decisão da Liga de clubes, dada a impossibilidade de concretizar planos sanitários e por motivos de equidade.

"A direção da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) reuniu-se na manhã desta segunda-feira, num encontro de caráter extraordinário -- depois de o ter feito de forma ordinária na passada sexta-feira -, tendo ficado decidido que a última jornada da I Liga não terá público em testes-piloto, como chegou a ser uma possibilidade", lê-se no comunicado.

Na semana passada, o mesmo organismo anunciou que estes encontros, previstos para quarta-feira, iriam poder contar com 10% da lotação dos estádios, com adeptos da equipa visitada e com teste negativo à covid-19.

"Entre vários outros motivos, a direção da LPFP entendeu que não estavam reunidas todas as condições de equidade, quando na jornada 34 existem equipas que, desportivamente, têm o futuro ainda por decidir", acrescentou hoje a entidade que tutela as competições profissionais em Portugal.

A direção da LPFP decidiu por unanimidade "não estarem reunidas as condições para a realização dos referidos testes e, em consequência, não autorizar a respetiva realização", reconhecendo que a "incerteza" sobre as condições exigidas pelas autoridades de saúde torna "impossível preparar um plano de implementação a um dia da realização dos jogos".

"A esta ponderosa razão acresce a circunstância de, ao contrário do defendido pela LPFP, a penúltima jornada não ter tido público nos estádios. Ora, com diversos objetivos desportivos ainda em aberto, permitir que apenas uma parte das equipas pudessem ter o seu público presente nesta jornada decisiva, constituiria uma grave entorse à verdade desportiva e à equidade entre os competidores", sublinhou.

O organismo acrescenta que, "até ao presente momento, a DGS [Direção-Geral da Saúde] não remeteu o parecer solicitado", sobre a realização dos testes-piloto anunciados pelo Governo.

Face a esta situação, a LPFP deliberou ainda "encetar, desde já, todos os necessários contactos com a tutela e com as autoridades de saúde para que, logo desde o início da próxima época 2021/22 possa retomar-se progressivamente a normalidade das assistências de público nos estádios das competições profissionais de futebol".

Entre os jogos previstos para esta ronda, destacam-se a receção do já campeão Sporting ao Marítimo a do FC Porto ao Belenenses SAD, enquanto a visita do Benfica ao Vitória de Guimarães decorreria sem público, devido ao castigo imposto aos vimaranenses pelos incidentes com o avançado maliano do FC Porto Marega, no encontro entre as duas equipas, em Guimarães, na temporada passada.

Na última jornada, Vitória de Guimarães, Santa Clara e Moreirense ainda 'lutam' por uma vaga na segunda pré-eliminatória da Liga Conferência Europa, enquanto Farense, Boavista, Portimonense e Rio Ave disputam a permanência no principal escalão.

+ notícias: Desporto

FC Porto: Quatro listas apresentadas para as eleições

São quatro as listas que ambicionam concorrer às eleições do FC Porto que se realizam a 27 de abril. Nos termos dos Estatutos, esta quinta-feira terminou o prazo para entrega ao presidente da Mesa da Assembleia Geral, Lourenço Pinto, dos nomes dos cabeças de lista de cada candidatura para os diferentes órgãos sociais, assim como dos termos de aceitação dos candidatos e de um mínimo de 300 assinaturas de associados sénior no pleno gozo dos seus direitos.

FC Porto: Prossegue a preparação para o regresso à competição

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Estoril (sábado, 20h30, Sport TV), no Estádio António Coimbra da Mota, a contar para a 27.ª jornada do campeonato.

FC Porto (Andebol): Fase final arranca no Dragão Arena e termina em Alvalade

O FC Porto vai arrancar a fase final do campeonato nacional em casa, diante do Benfica, no fim de semana de 13 e 14 de abril, e vai terminar o percurso na presente edição da prova no fim de semana de 25 e 26 de maio, no pavilhão João Rocha, frente ao Sporting, ditou o sorteio realizado esta quinta-feira na sede da Federação Portuguesa de Andebol.