Covid-19: Reino Unido regista hoje mais quatro mortes e mais 1.926 infeções

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Londres, 16 mai 2021 (Lusa) - O Reino Unido registou hoje mais quatro mortes por covid-19 e mais 1.926 infeções com o novo coronavírus, segundo o balanço diário divulgado pelo Governo britânico.

Desde o início da pandemia, o país totaliza 127.679 mortes em 4.450.777 casos de infeção confirmados.

Até sábado, 36.573.354 pessoas tinham sido vacinadas contra a covid-19 com uma dose e 20.103.658 com uma segunda dose (vacinação completa).

O Governo britânico manifestou-se hoje confiante na eficácia das vacinas contra a variante do SARS-CoV-2 com origem na Índia, numa altura em que o aumento de infeções com a nova estirpe é uma preocupação antes do início de uma nova fase de desconfinamento.

Apesar dos apelos de cientistas à prudência no desconfinamento, o Governo considerou não haver motivos para adiar a flexibilização prevista para segunda-feira, com o regresso do serviço de sala em bares e restaurantes, a reabertura de espaços culturais e a retoma das viagens ao exterior.

No entanto, uma forte circulação da variante identificada pela primeira vez na Índia pode colocar em causa o levantamento de quase todas as restrições, previsto para 21 de junho. A decisão será tomada no dia 14 de junho, de acordo com o ministro da Saúde, Matt Hancock.

No território britânico, o número de casos atribuídos a esta variante mais que duplicou numa semana, subindo para 1.313 esta semana, segundo as autoridades de saúde, que indicaram que os casos estão concentrados sobretudo no noroeste do país e em Londres.

O comité científico que assessora o Governo estimou que havia uma "possibilidade realista" de que a variante fosse até 50% mais contagiosa do que a que surgiu no final de 2020 no sudeste de Inglaterra.

Esta última levou a um surto de contágios e mortes no Reino Unido, obrigando o país a voltar a confinar por longo tempo em janeiro.

Se a variante descoberta na Índia for 40% a 50% mais contagiosa, o alívio das restrições na segunda-feira poderá "levar a um aumento substancial dos internamentos", que seriam "semelhantes ou mais importantes do que em picos anteriores" quando os serviços de saúde estavam à beira da rutura, alertou o comité.

"Se as pessoas foram vacinadas duas vezes (...) temos uma certeza crescente, com base nos primeiros dados laboratoriais (...), de que as vacinas são eficazes contra a variante indiana", disse o ministro da Saúde, Matt Hancock, em declarações à BBC.

As autoridades de saúde defendem que, para impedir a propagação da nova variante, que se pode tornar "dominante", o intervalo entre as duas doses da vacina deve ser reduzido de três para dois meses para pessoas com mais de 50 anos e mais vulneráveis, enquanto a testagem é reforçada nas áreas afetadas.

A pandemia da covid-19 provocou, pelo menos, 3.371.695 mortos no mundo, resultantes de mais de 162,4 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência noticiosa francesa AFP.

Em Portugal morreram 17.007 pessoas dos 842.182 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A covid-19 é uma doença respiratória causada por um novo coronavírus (tipo de vírus) detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China, e que se disseminou rapidamente pelo mundo.

ER (SSM) // JPF

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Xiaomi vendeu 50 mil carros elétricos em 27 minutos

A tecnológica chinesa Xiaomi anunciou esta sexta-feira a venda dos primeiros 50 mil veículos elétricos 27 minutos depois do lançamento oficial do "desportivo de alto desempenho e tecnologia verde", com o qual se estreou no setor.

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.