Deputado do PS questiona Governo sobre turma de Matosinhos com 7 professores em 3 anos

Deputado do PS questiona Governo sobre turma de Matosinhos com 7 professores em 3 anos
| Norte
Porto Canal com Lusa

O deputado do Partido Socialista (PS) Pedro de Sousa questionou hoje o Governo sobre a situação de uma turma do 3.º ano da Escola Básica da Praia, em Matosinhos, que, em três anos, já teve sete professores.

Numa pergunta enviada ao Ministério da Educação, o socialista interrogou “quais as diligências tomadas e a tomar para que casos análogos não se repitam”.

Na quarta-feira, um grupo de pais de alunos do 3.º ano da Escola Básica da Praia, em Leça da Palmeira, Matosinhos, no distrito do Porto, pediu uma “solução urgente” para a “constante substituição de professores” na turma que, em três anos, já teve sete docentes.

Ao longo destes três anos, os 24 alunos desta turma já tiveram sete professores, na sequência de sucessivas substituições devido a pedidos de baixas médicas por parte dos mesmos, contou à Lusa a mãe de um aluno.

Também na quarta-feira, e contactado pela Lusa, o Ministério da Educação adiantou que, de acordo com a direção da escola, após situações de baixas médicas e recusas do horário, o lugar está novamente a concurso para colocação de docente.

“Todavia, a escola tem diligenciado para que o horário letivo da turma tenha sido sempre assegurado através da afetação de docentes que se encontravam em coadjuvação, o que continua a suceder”, reforçou.

Por seu lado, o diretor do Agrupamento de Escolas Eng.º Fernando Pinto de Oliveira revelou que esta situação se deve ao facto dos professores titulares ficarem doentes e ser necessário substituí-los.

+ notícias: Norte

Herman José, o rei do humor que foi "adotado" pelo FC Porto

Já com sete décadas de vida e 50 anos de carreira, Herman José, o conhecido humorista português, foi acarinhado pelo clube azul e branco nos inícios de carreira, não só pelo talento, mas também pelo carinho e profissionalismo demonstrados pelo humorista no retrato dos nortenhos.

Falhas de energia em Vila Real e Bragança devido ao mau tempo

O mau tempo, com chuva e vento muito forte, provocou esta quarta-feira avarias em linhas de média e baixa tensão nos distritos de Vila Real e Bragança, disse fonte da empresa E-REDES.

Trabalhos de manutenção condicionam Túnel do Marão

A Infraestruturas de Portugal (IP) disse esta quarta-feira, em comunicado, que devido aos trabalhos de manutenção do sistema de drenagem será necessário proceder à supressão da via direita e esquerda alternadamente entre a entrada da galeria rodoviária norte e a galeria de emergência 5.