Info

Deputado do PS questiona Governo sobre turma de Matosinhos com 7 professores em 3 anos

Deputado do PS questiona Governo sobre turma de Matosinhos com 7 professores em 3 anos
| Norte
Porto Canal com Lusa

O deputado do Partido Socialista (PS) Pedro de Sousa questionou hoje o Governo sobre a situação de uma turma do 3.º ano da Escola Básica da Praia, em Matosinhos, que, em três anos, já teve sete professores.

Numa pergunta enviada ao Ministério da Educação, o socialista interrogou “quais as diligências tomadas e a tomar para que casos análogos não se repitam”.

Na quarta-feira, um grupo de pais de alunos do 3.º ano da Escola Básica da Praia, em Leça da Palmeira, Matosinhos, no distrito do Porto, pediu uma “solução urgente” para a “constante substituição de professores” na turma que, em três anos, já teve sete docentes.

Ao longo destes três anos, os 24 alunos desta turma já tiveram sete professores, na sequência de sucessivas substituições devido a pedidos de baixas médicas por parte dos mesmos, contou à Lusa a mãe de um aluno.

Também na quarta-feira, e contactado pela Lusa, o Ministério da Educação adiantou que, de acordo com a direção da escola, após situações de baixas médicas e recusas do horário, o lugar está novamente a concurso para colocação de docente.

“Todavia, a escola tem diligenciado para que o horário letivo da turma tenha sido sempre assegurado através da afetação de docentes que se encontravam em coadjuvação, o que continua a suceder”, reforçou.

Por seu lado, o diretor do Agrupamento de Escolas Eng.º Fernando Pinto de Oliveira revelou que esta situação se deve ao facto dos professores titulares ficarem doentes e ser necessário substituí-los.

+ notícias: Norte

Incêndio destrói parte do telhado do Palácio da Justiça no Porto

Um incêndio deflagrou, na tarde desta sexta-feira, por volta das 15h33, no Campo dos Mártires da Pátria, na cobertura do Palácio da Justiça, no Porto, fazendo com que o edífício fosse evacuado e acabou por destruir parte do telhado. Em declarações aos jornalistas, Rui Moreira, Presidente da Câmara Municipal do Porto, afirmou que "o incêndio está estabilizado e a preocupação princpial foi retirar todos os presentes do interior".

Atualizado 23-07-2021 16:20

Pinto da Costa afirma que o Governo e DGS "estão a matar o futebol"

O Presidente do Futebol Clube do Porto, Pinto da Costa, acusou o Governo e a DGS de estarem a "a matar o futebol", em declarações ao Porto Canal. O Presidente dos 'Dragões' afirma que "se pudesse importava os líderes das ilhas portuguesas para Portugal".

António Costa marca presença na apresentação das Carruagens da CP e afirma que "95% de incorporação é nacional"

O Primeiro-Ministro, António Costa, marcou presença, na manhã desta sexta-feira, na apresentação das novas Carruagens da CP, em Matosinhos, e explicou que "em cada uma das carruagens reabilitadas há 95% de incorporação nacional".

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.