Covid-19: AR recomenda ao Governo alargamento de apoios para trabalhadores da Cultura

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 14 mai 2021 (Lusa) -- O parlamento aprovou hoje uma resolução do PCP que recomenda ao Governo o alargamento dos apoios sociais aos trabalhadores da Cultura, entre eles a inclusão de critérios complementares para abranger profissionais da área "que têm ficado excluídos".

A votação do projeto -- que não tem força de lei - foi feita por pontos, sendo que a maioria das oito medidas, à exceção de duas, foram aprovadas apenas com votos contra do PS.

Entre as medidas que o parlamento recomenda ao executivo liderado por António Costa está "o alargamento temporal da abertura de atividade nas finanças para efeitos de concessão do apoio social da Cultura a todos os trabalhadores que, desde janeiro de 2019 até ao presente, tenham tido, em algum momento, atividade aberta como trabalhadores independentes".

No projeto dos comunistas, é ainda recomendada a "inclusão de critérios complementares" de forma a abranger "trabalhadores da área da Cultura que têm ficado excluídos" das ajudas do Estado.

O PCP quer que os trabalhadores tenham direito a estes apoios desde que fique comprovado que "a maioria dos rendimentos obtidos nos últimos dois anos com o CAE [Código de Atividade Económica] genérico foram emitidos por atividade prestada a entidades culturais", "os rendimentos obtidos com um desses CAE/CIRS específicos de Cultura têm sido superiores aqueles que efetivamente auferiram com CAE/CIRS genérico ou de outra área setorial" e a "prestação de serviço incida em atividades de natureza cultural".

O projeto em causa estabelece ainda que a aplicação das alterações a efetuar ao regulamento destes apoios deve garantir "uma nova fase de candidatura para abranger os profissionais antes considerados não elegíveis e que, por isso, não se candidataram" e a "concessão do apoio respeitante a todos os meses que os profissionais receberiam se incluídos, devidamente, na correção de critérios".

É ainda recomendada a periodicidade mensal do apoio enquanto se mantiverem em vigor as medidas excecionais e temporárias de resposta à pandemia que "condicionem fortemente ou impeçam totalmente o regresso à atividade" e a "garantia de acumulabilidade do apoio com outros apoios e prestações sociais".

Pelo caminho ficou uma outra resolução dos comunistas pela aplicação de medidas de apoio aos trabalhadores do Sistema Científico e Tecnológico Nacional e uma iniciativa do Bloco de Esquerda, que recomendava ao executivo um "investimento robusto" na educação, no âmbito de um plano de recuperação de aprendizagens e do desenvolvimento pessoal e social dos alunos.

ARYL // SF

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.