Reino Unido determinado em realizar conferência climática COP26 presencialmente em novembro

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Londres, 14 mai 2021 (Lusa) - O presidente COP26, Alok Sharma, confirmou hoje que pretende que a conferência internacional sobre as alterações climáticas decorra presencialmente em Glasgow, em novembro, a qual qualificou como a "última esperança" para evitar uma subida descontrolada das temperaturas.

"Sempre defendi a necessidade de uma COP presencial. (...) Estamos, portanto, a planear uma cimeira presencial, onde vamos garantir que a segurança dos delegados será uma prioridade", anunciou durante um discurso para marcar os seis meses antes do evento. 

Prevista originalmente para novembro de 2020, a 26.ª Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP26), que vai reunir líderes de 196 países, além de empresas e especialistas, foi adiada devido à pandemia covid-19. 

Embora a situação epidémica tenha melhorado muito no Reino Unido, o país mais afetado na Europa com quase 128.000 mortos, graças a uma campanha de vacinação eficaz, vários países ainda receiam que os seus representantes não possam comparecer pessoalmente às discussões.

Nesse sentido, foram feitos apelos para que o evento seja realizado por videoconferência, mas o Governo britânico entende que esta é a "última esperança" para alcançar compromissos que limitem o aquecimento global a 1,5 graus centígrados.

"Juntamente com os nossos colegas do governo escocês, a Câmara Municipal de Glasgow, organismos de saúde pública e as Nações Unidas, estamos a explorar todas as medidas de segurança possíveis contra a covid-19, incluindo testes, vacinas e outras medidas (...) para que a COP26 possa decorrer num ambiente seguro", acrescentou o Sharma.

Recentemente, numa cimeira de ministros de Negócios Estrangeiros do G7 em Londres, para a qual foram convidados outros países, a delegação inteira da Índia foi obrigada a entrar em isolamento após a deteção de infeções em alguns dos seus membros. 

Segundo Sharma, para cumprir o objetivo de limitar o aquecimento global a 1,5 graus centígrados, assumido no Acordo de Paris em 2015, "é crítico" reduzir as emissões de gases com efeito de estufa em metade até 2030 para proteger milhões de pessoas, animais e plantas. 

"Esta é a década decisiva. E devemos agir agora, para lançar um esforço consistente e coordenado para reduzir as emissões ao longo dos próximos 10 anos. E usar a recuperação da pandemia covid-19 para reimaginar as nossas economias", urgiu.

Entre os objetivos do Governo britânico, que é anfitrião da cimeira, para um acordo estão o fim da produção de veículos a gasolina e gasóleo até 2040, o fim do financiamento de centrais termoelétricas a carvão e medidas para a proteção das florestas.   

De acordo com as Nações Unidas, as emissões devem diminuir em cerca de 8% por ano para não ultrapassar o aumento geral de 1,5 graus centígrados previstos no acordo de Paris, o que equivaleria a economizar anualmente até 2030 a mesma quantidade de emissões que durante a pandemia.

 

BM // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Depois dos telemóveis, Xiaomi lança oficialmente o seu primeiro veículo elétrico

O grupo chinês Xiaomi, que há anos prepara a entrada no setor automóvel, lançou esta quinta-feira o seu primeiro carro elétrico na China, onde se trava uma intensa guerra de preços entre dezenas de fabricantes.

Reconstrução de ponte que desabou nos Estados Unidos "não será rápida, fácil ou barata"

As autoridades norte-americanas reconheceram esta quarta-feira que a reconstrução da ponte de Baltimore que desabou na madrugada de terça-feira após o embate de um navio cargueiro "não será rápida, fácil ou barata" e apontaram como prioridade a reabertura do tráfego fluvial

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.