PCP recusa ir "atrás de pressões" do Presidente sobre próximo Orçamento do Estado

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 14 mai 2021 (Lusa) -- O PCP recusou hoje ir "atrás de pressões" do Presidente da República para viabilizar os próximos Orçamentos do Estado do Governo do PS, afirmando que pertence à "futurologia" as afirmações de Marcelo Rebelo de Sousa, em entrevista à RTP.   

"O PCP não vai atrás de pressões. O PCP formula os seus juízes próprios", afirmou Rui Fernandes, da comissão política dos comunistas, questionado sobre se o partido se sentiu pressionado por o Presidente ter dito na quinta-feira à noite estar convencido de que os orçamentos para 2022 e 2023 vão passar.

"Eu estou convencido de que o Orçamento [para 2022] passa e não dou de barato isso - aliás, os protagonistas têm dito isso, que tem de haver negociação - mas admito que possa passar com uma base de apoio similar à do último Orçamento", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa à RTP.

O Orçamento do Estado de 2021 passou com a abstenção do PCP e do PEV.

À margem de uma conferência de imprensa sobre a reforma da estrutura superior das Forças Armadas, na sede nacional do PCP, em Lisboa, Rui Fernandes afirmou que os comunistas estão "mais preocupados em materializar o Orçamento que em vigor" e no "que o Governo deve fazer e ainda não fez".

Depois, em função da "proposta concreta", então o partido decidirá "como votar esse orçamento", afirmou, para concluir: "Tudo o resto é futurologia."

 

NS // ACL

Lusa/fim

+ notícias: Política

Já se sabem mais oito nomes que vão compor o novo Governo

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, apresentará a lista da equipa governamental ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00 desta quinta-feira. No entanto, já há nomes para oito pastas no novo Governo, confirma a SIC Notícias.

Já são conhecidos os ministros de Economia e das Finanças

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, apresentará a lista da equipa governamental ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00 desta quinta-feira. Destacam-se na composição do governo Joaquim Miranda Sarmento, como ministro das Finanças, e Pedro Reis, como responsável pela pasta da Economia, como avança o jornal Eco.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.