Museu do Douro homenageia pintora Armanda Passos e cria espaço dedicado à sua obra

| Norte
Porto Canal com Lusa

Peso da Régua, Vila Real, 14 mai 2021 (Lusa) -- O Museu do Douro abre na terça-feira o Espaço Armanda Passos, com 83 obras oferecidas pela pintora, e presta uma homenagem a esta artista plástica nascida no Peso da Régua e à sua carreira, foi hoje anunciado.

Fernando Pinto, presidente da Fundação do Museu do Douro, disse à agência Lusa que o novo espaço expositivo reúne a obra que a pintora, natural do Peso da Régua, distrito de Vila Real, ofereceu à unidade museológica.

"É a oferta mais valiosa até hoje recebida pelo museu", salientou o responsável.

Na obra de Armanda Passos, com 77 anos, estão muito presentes figuras de mulheres, animais e cores vivas. A artista expõe desde 1976, tendo participado em diversas exposições individuais e coletivas e representado Portugal em bienais internacionais.

No Espaço, que aumenta o circuito de visita do Museu do Douro, estarão expostas em permanência 83 das obras que desenvolveu em óleos, serigrafias e gravuras.

"Com esta iniciativa o Museu perpetua a obra de Armanda Passos no Douro e na Régua, terra onde nasceu", salientou Fernando Pinto.

O responsável destacou a importância do trabalho da pintora a "nível nacional e internacional". "Portanto, tê-la na Régua e no Museu do Douro é um acréscimo de valor inimaginável", sustentou.

Armanda Passos licenciou-se em artes plásticas pela Escola Superior de Belas-Artes do Porto, atual Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), cidade onde vive e trabalha e onde realizou a sua primeira exposição individual.

Na semana passada, a ministra da Cultura, Graça Fonseca, visitou a pintora Armanda Passos, no Porto, naquilo que foi descrito pelo ministério como um "encontro emotivo, e há muito desejado por ambas".

Entre as distinções que recebeu destaca-se o prémio do Ministério da Cultura (1984) e a atribuição da Comenda da Ordem de Mérito (2012) da República Portuguesa.

Do seu percurso, o Museu do Douro evidência duas exposições individuais antológicas realizadas pela Universidade do Porto (UP), as "únicas dedicadas a um artista plástico" nas comemorações do Centenário da UP, bem como a exposição realizada por ocasião do seu 75º aniversário - 75 anos, 75 escritas.

Além de coleções privadas e institucionais, Armanda Passos integra coleções museológicas como o Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação Champalimaud, Museu de Serralves, Museu do Chiado, Museu Berardo, Museu Amadeo Souza Cardoso, Coleção Millenium BCP e a Coleção da Presidência da República (Palácio de Belém).

PLI // JAP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.