Covid-19: Montalegre implementa novas medidas devido a aumento de casos

| Norte
Porto Canal com Lusa

Montalegre, Vila Real, 12 mai 2021 (Lusa) -- A Câmara de Montalegre anunciou hoje a suspensão das feiras, o encerramento do ginásio e pavilhão desportivo e o adiamento da prova do Campeonato Nacional de Ralicross devido ao aumento de casos de infeção pelo novo coronavírus.

Num comunicado assinado pelo presidente da autarquia, Orlando Alves, o município do distrito de Vila Real anunciou a implementação de novas medidas "face ao crescente número de casos covid-19 registado nos últimos dias, e no sentido de acautelar a saúde pública e a contenção da propagação do vírus".

Contactado pela agência Lusa, o vice-presidente da Câmara e responsável pela Proteção Civil, David Teixeira, referiu não dispor de dados oficiais da Saúde Pública, mas apontou para "três possíveis linhas de contágio" e referiu ter a indicação de que o "grande núcleo de casos (16) é à volta da escola".

A Saúde Pública, acrescentou, está ainda a proceder à realização de testes.

"Mesmo que só fosse este número já era preocupante. Este é sobretudo um sinal para que a pessoas do concelho percebam que isto (pandemia) ainda não passou e precisamos do empenho de todos para reduzir a probabilidade de contágio", afirmou David Teixeira.

O responsável explicou ainda que as medidas são implementadas a partir das 00:00 de quinta-feira, por esse ser o dia da realização da feira quinzenal de Montalegre.

As medidas incidem, especificou, na suspensão das feiras de Montalegre e de Salto (semanal), no encerramento ginásio municipal e pavilhão desportivo, com exceção para as competições oficiais que estão em vigor e cujos atletas são testados, e no adiamento da prova do Campeonato Nacional de Ralicross, agendada para o fim de semana.

Este adiamento é concretizado também por indicação da Direção-Geral da Saúde (DGS).

"Estas medidas são temporárias. Voltaremos à normalidade se o número de casos descer. O comportamento individual é decisivo. Por isso, deixo um forte apelo para que todos adotem as medidas responsáveis e apropriadas de higiene pessoal e de conduta social indicadas pela DGS, para segurança de todos e como forma de evitar o contágio", afirmou o presidente Orlando Alves, no comunicado.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.319.512 mortos no mundo, resultantes de mais de 159,5 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.998 pessoas dos 840.493 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

PLI // ACG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.