Televisão estatal anuncia que Ahmadinejad se vai candidatar à Presidência do Irão

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Teerão, 12 mai 2021 (Lusa) - A televisão estatal iraniana noticiou hoje que o antigo Presidente do país Mahmud Ahmadinejad vai candidatar-se de novo ao cargo, nas próximas eleições em junho.

Imagens difundidas pela televisão estatal mostraram Ahmadinejad a dirigir-se, na companhia de apoiantes, para um centro de registo no Ministério do Interior iraniano, onde preencheu os formulários de candidatura.

Nos últimos anos, o político tem criticado o atual Governo por má gestão.

Em 2017, Ahmadinejad, que nega a existência do holocausto judeu na Segunda Guerra Mundial, foi proibido de concorrer à Presidência do país pelo líder supremo 'ayatollah' Ali Khamenei.

Apesar da proibição, o antigo chefe de Estado iraniano (2005-2013) efetuou o registo de candidatura.

Na terça-feira, Khamenei afirmou que não se oporia à nomeação de qualquer candidato, embora o conselho eleitoral iraniano ainda possa bloquear a candidatura de Ahmadinejad.

EJ // SB

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.