Porto Design Biennale organiza 49 atividades para criar comunidades de mudança

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 11 mai 2021 (Lusa) -- A Porto Design Biennale, que acontece entre junho e julho, nas cidades do Porto e de Matosinhos, vai organizar 49 atividades e lançar as bases para a criação de "comunidades de mudança", disse hoje o curador geral.

Na apresentação da programação desta segunda edição, que decorreu na Câmara Municipal do Porto, o curador geral, Alastair Fuad-Luke, adiantou que, ao longo dos 54 dias da bienal, de 02 de junho a 25 de julho, irão acontecer, 20 conversas 'online' e 11 'workskops', além das 49 atividades do certame.

As iniciativas, que envolvem nove curadores, estarão espalhadas por 25 espaços do Porto e de Matosinhos, acrescentou.

O objetivo desta edição de 2021, que o curador geral quer que envolva a participação dos cidadãos, visitantes, profissionais e amantes do design, é gerar alianças estratégicas e efetivas para a construção de comunidades de mudança.

"Através do design podemos redescobrir a nossa capacidade de espanto, renovar o nosso ambiente e construir novas alianças. Podemos reconstruir-nos, centrando-nos nas experiências e nas coisas --- 'pharmaka' --- capazes de gerar uma maior sensação de bem-estar e que nos mostram como viver melhor, apesar de atravessarmos tempos de contágio e de crise", frisou.

Um dos eixos principais da bienal é a exposição "Museu da Matéria Viva", na Casa do Design, em Matosinhos, que pede a atenção de todos para os seres vivos, procurando encorajar os cidadãos e designers para a construção de novas práticas e relações para o futuro, explicou.

O "Museu da Matéria Viva" engloba três 'workshops', nomeadamente "Rio", "Terra" e "Mar", cujo propósito é explorar diferentes ambientes materiais no território local.

Outra das propostas é a mostra "Cuidado Radical: Arquiteturas de Amor e Reciprocidade", orientada por Ana Jarra e Alberto Altés, que vai reunir no Palacete dos Viscondes de Balsemão, no Porto, histórias de amor, reciprocidade e envolvimento que têm em comum uma ética do cuidado.

Em versão 'online' irá decorrer a exposição "Linhas Invisíveis" que, com recurso a uma análise de dados do Porto, pretende cultivar novas ideias e soluções para combater a segregação, corrigir as linhas urbanas de falha e outros males sociais.

Outro dos destaques vai para o 'workshop' "Habitar 424" desenvolvido por e para a comunidade sem-abrigo do Porto. Este projeto visa reconcetualizar o entendimento comum acerca da condição de sem-abrigo, proporcionando ao mesmo tempo crescentes recursos comunitários para o futuro.

A Porto Design Biennale contemplará ainda dois espaços de debate, nomeadamente uma série de 'podcasts' com pessoas e designers cujas vidas têm sido dedicadas a desenhar mundos, em "Perspetivas Periféricas: Conversas a`s Sextas", que propõe colóquios com a participação de académicos interdisciplinares, pensadores na~o acade´micos, designers, artistas visuais e performativos e cidadãos, para construir um espaço para gerar diferença.

Sendo o país convidado deste ano a França, artistas, designers e pensadores franceses e portugueses desenvolveram um trabalho criativo com base num conjunto de objetos recolhidos no Porto e em Matosinhos, cujo resultado final vai ser dado a conhecer na bienal sob diferentes formas, contou o curador Sam Baron.

Sob a designação "Autre", estes trabalhos vão ser apresentados ao público sob a forma de um programa de rádio, no qual as culturas portuguesas e francesas se encontram, assim como em exposições e instalações no Museu Soares do Reis, no Porto, e na área envolvente e numa iniciativa social em que o design se torna uma ferramenta que ajuda a alimentar e apoiar pessoas carenciadas, revelou.

A Porto Design Biennale é promovida pelos municípios do Porto e de Matosinhos e organizada pelo centro de investigação da Escola Superior de Arte e Design (ESAD).

A programação integral pode ser consultada em https://portodesignbiennale.pt/pt?edition=2021.

SVF // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.