Primeiro voo tripulado inteiramente privado para a estação espacial será em janeiro

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Miami, Estados Unidos, 10 mai 2021 (Lusa) - O primeiro voo tripulado inteiramente privado para a Estação Espacial Internacional (EEI) deverá realizar-se em janeiro de 2022, anunciou hoje a empresa operadora.

O voo será operado pela empresa norte-americana Axiom Space, que se propõe realizar missões deste tipo de sete em sete meses.

A Axiom Space terá como associada a empresa aeroespacial SpaceX, do magnata Elon Musk, que opera as naves Dragon e os foguetões Falcon 9.

Quatro tripulantes - o empresário de investimentos imobiliários norte-americano Larry Connor, o ex-piloto israelita Eytan Stibbe, o filantropo canadiano Marc Pathy e o antigo astronauta hispano-americano Miguel López-Alegría - seguirão a bordo de uma nave da SpaceX para a EEI, onde permanecerão oito dias em trabalhos científicos e educativos.

A primeira missão tripulada totalmente privada será lançada da base de Cabo Canaveral, da agência espacial norte-americana NASA, que assinou um contrato milionário com a SpaceX para transportar os seus astronautas para a EEI.

Os treinos da tripulação do voo Ax-1 deverão iniciar-se na próxima semana.

A Axiom Space assume esta missão como um primeiro passo para o seu projeto de construção da primeira estação espacial comercial, que ficará inicialmente acoplada à EEI.

Antes da Axiom Space, a SpaceX prevê lançar em setembro uma missão inteiramente privada para a órbita terrestre, mas não para a Estação Espacial Internacional, tendo como parceira a empresa Space Adventures.

A EEI já teve sete turistas espaciais, entre 2001 e 2009, que fizeram a viagem a bordo das naves Soyuz, da agência espacial russa Roscosmos.

ER // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.