Autárquicas: PSD, CDS-PP e PPM assinam acordo de coligação em Vila Nova de Gaia

Autárquicas: PSD, CDS-PP e PPM assinam acordo de coligação em Vila Nova de Gaia
| Norte
Porto Canal com Lusa

PSD, CDS-PP e PPM formalizam no sábado uma coligação para a candidatura em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, às eleições autárquicas deste ano, acordo que visa “construir uma alternativa à atual liderança socialista”, foi hoje revelado.

Em causa está a candidatura do antigo selecionador nacional António Oliveira à Câmara Municipal, bem como as das Assembleias de Freguesia.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da concelhia do PSD de Vila Nova de Gaia, Cancela Moura, recordou que “o acordo de coligação com o CDS-PP tem uma tradição de 24 anos” neste concelho, constituindo-se num “legado que se traduz num projeto autárquico que se destina a construir uma alternativa política e cívica à atual maioria municipal”.

Já no que diz respeito ao acordo com o Partido Popular Monárquico (PPM), Cancela Moura referiu que Portugal “atravessa um momento económico e social difícil e idêntico ao que ocorreu em 1979/80”, quando, “em cenário de crise, estes três partidos criaram uma alternativa de poder que deu muita esperança ao país”.

O líder dos sociais-democratas também destacou que o PPM “foi o precursor de políticas ambientais no país”, sendo objetivo desta coligação “respeitar os valores socioculturais das populações” e “apresentar propostas geradoras da valorização de coesão territorial em política fiscal, mobilidades transportes, ambiente, matérias muito caras em Gaia”.

“A grande novidade deste acordo apesar de termos três partidos a subscrever a coligação, a maior coligação que queremos é uma coligação com a sociedade civil e com a inclusão de independentes”, completou.

Já o presidente da concelhia do CDS-PP, Vítor Pereira, referiu à Lusa que esta coligação visa “continuar o trabalho que tem sido feito ao longo de tantos anos de acordo autárquico” e frisou “a necessidade de constituir uma alternativa forte ao atual poder”.

“Não fazia sentido não haver acordo. Já com a escolha do candidato mostrámos que procuramos uma alternativa forte e a coligação é para consolidar essa alternativa forte à liderança socialista no concelho”, concluiu.

A agência Lusa tentou obter declarações junto do PPM, mas até ao momento não foi possível.

A assinatura deste acordo de coligação está marcada para as 11:00 de sábado na sede do PSD em Vila Nova de Gaia, concelho que é atualmente liderado por Eduardo Vítor Rodrigues do PS que conquistou, nas autárquicas de 2017, nove mandatos, sendo oposição no executivo o PSD com dois eleitos.

Além da candidatura de António Oliveira, até agora foram oficializadas à Câmara de Vila Nova de Gaia as candidaturas dos deputados à Assembleia da República Diana Ferreira (PCP) e Luís Monteiro (Bloco de Esquerda).

As eleições autárquicas têm de ser marcadas pelo Governo para o período entre 22 de setembro e 14 de outubro.

Em Portugal há 308 municípios (278 no continente, 19 nos Açores e 11 na Madeira), e 3.092 juntas de freguesia (2.882 no continente, 156 nos Açores e 54 na Madeira).

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.