Segurança Social fecha lar ilegal em Viana do Castelo e instaura contraordenação

Segurança Social fecha lar ilegal em Viana do Castelo e instaura contraordenação
| Norte
Porto Canal com Lusa

O Instituto da Segurança Social (ISS) procedeu ao encerramento administrativo imediato de um lar ilegal em Carreço, Viana do Castelo, por funcionar sem licença e instaurou um processo de contraordenações ao casal de proprietários, foi hoje divulgado.

Em resposta escrita a um pedido de esclarecimentos enviado pela agência Lusa, o ISS informou hoje tratar-se de uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) que "acolhia 10 utentes, com idades compreendidas entre os 71 e os 94 anos".

"Após a emissão da deliberação de encerramento, os coproprietários têm um prazo de 30 dias, que decorre, para procederem ao encerramento da resposta social, encaminhando os utentes para a sua retaguarda familiar. Na falta de acatamento da ordem, será participado ao Ministério Público o indício da prática do crime de desobediência, que terá como consequência a instauração de um inquérito-crime", refere.

O Instituto da Segurança Social justifica "o encerramento administrativo da ERPI ilegal na freguesia de Carreço, em Viana do Castelo, por funcionar sem licença de funcionamento, com deficientes condições de instalação e funcionamento, recursos humanos insuficientes/inadequados e em incumprimento das normas da Direção-Geral da Saúde (DGS) relacionadas com a covid-19", acrescenta a nota.

Segundo o ISS, "o encerramento administrativo é determinado quando não existe perigo iminente para os utentes".

"Na falta de acatamento da ordem, será participado ao Ministério Público o indício da prática do crime de desobediência, que terá como consequência a instauração de um inquérito-crime", alerta o ISS.

A deliberação de "encerramento administrativo de estabelecimento de apoio social sem denominação", assinada pelo presidente do Instituto da Segurança Social, Rui Fiolhais, foi tomada a 24 de março, sustentada nas "deficiências graves das condições de instalação, segurança, funcionamento, salubridade, higiene e conforto".

Segundo a deliberação, publicado no sítio oficial da Segurança Social, e hoje consultado pela Lusa, a ERPI representa "um perigo potencial para os direitos dos utentes e a sua qualidade de vida".

Na resposta por escrito, o ISS refere que, "ao mesmo tempo que notifica o encerramento administrativo, informa a entidade gestora de que deve promover o licenciamento da atividade junto dos serviços competentes, e os familiares dos utentes sobre o recurso a respostas sociais alternativas ou a eventuais apoios sociais a que os mesmos possam ter direito".

"Foi instaurado processo de contraordenações na sequência das infrações identificadas pela equipa inspetiva", acrescenta o ISS.

A ERPI funciona sob a propriedade de Daniela Sofia Lopes Monteiro e Marco Alexandre Alves de Melo, na rua Bouça do Milho, na freguesia de Carreço, em Viana do Castelo.

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.