Info

Covid-19: Timor-Leste regista segundo pior dia de sempre com quase 130 novos casos

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Díli, 04 mai 2021 (Lusa) -- Timor-Leste registou hoje o segundo pior dia de sempre desde o início da pandemia da covid-19 com um total de 129 novos casos de infeção com o SARS-CoV-2, dos quais 31 com sintomas da doença.

Em comunicado, o Centro Integrado de Gestão de Crise (CIGC) explica que nas últimas 24 horas se registaram 102 novos casos em Díli, onde a taxa de incidência e de prevalência continua a aumentar.

Registaram-se ainda 13 novos casos em Baucau, seis em Lautem, quatro em Viqueque, dois em Bobonaro e um cada em Aileu e Covalima.

Entre os novos casos positivos detetados nos últimos dias há cidadãos estrangeiros, incluindo portugueses, segundo confirmou à Lusa fonte do Ministério da Saúde.

Dois dos pacientes infetados têm menos de 12 anos e três têm mais de 60.

Com as novas infeções e a recuperação de 69 pessoas, o número de casos ativos aumentou para 1315, novo máximo, e o total de casos acumulados desde o início da pandemia crescei para 2.653.

Os casos detetados em Díli correspondem a 10,15% dos 1.005 testes realizados enquanto os casos detetados nos municípios correspondem a 5,8% dos 464 testes realizados.

A taxa de incidência da doença é agora de 6,6/100 mil habitantes em Timor-Leste e de 22,5/100 mil habitantes em Díli.

No centro de isolamento de Vera Cruz há atualmente 21 pessoas, cinco dos quais em estado grave, sendo os restantes moderados.

O CIGC explica que entre 01 e 03 de maio realizou através das equipas de Saúde na Família uma "recolha ativa" de 201 testes em algumas zonas de Díli, com um total de 20 casos positivos detetados ou 9,9% do total de amostras.

As autoridades timorenses reiteram no comunicado um apelo à população de Timor-Leste e especialmente à de Díli a que respeitem ao máximo o confinamento domiciliar obrigatório, destacando o "elevado risco de contágio" atual.

 

ASP // PJA 

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

União Europeia assina contrato com a Pfizer para comprar 1,8 mil milhões de doses de vacinas

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou hoje um novo contrato para comprar até 1,8 mil milhões de doses de vacinas contra a covid-19 da BioNTech-Pfizer, até 2023.

Cidadãos marroquinos forçam entrada em Ceuta pelas praias

Ceuta, Espanha, 18 mai 2021 (Lusa) - A fronteira de Tarajal, que separa o território autónomo espanhol de Ceuta do reino de Marrocos, registou novas entradas de cidadãos marroquinos "por mar" tendo o exército de Espanha mobilizado efetivos para o local.   

Médio Oriente: Sobe para 58 mil número de palestinianos deslocados

Jerusalém, 18 mai 2021 (Lusa) -- As ofensivas de segunda-feira elevaram para 58.000 o número de palestinianos deslocados, após mais de uma semana de confrontos entre milícias e Israel, informou hoje a Organização das Nações Unidas (ONU).

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.
Zoom Zoom Z o o m