Info

Reino Unido e Índia fecham novos acordos no valor de mil milhões de libras

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Londres, 04 abr 2021 (Lusa) - O Reino Unido e a Índia alcançaram novos acordos comerciais e de investimento no valor total de mil milhões de libras, podendo criar 6.500 empregos em setores como a tecnologia e saúde, anunciou hoje o Governo britânico. 

Do pacote de 533 milhões de libras (615 milhões de euros) de novos investimentos da Índia no Reino Unido, 240 milhões de libras (277 milhões de euros) pertencem ao Serum Institute da Índia, um dos maiores fabricantes mundiais de vacinas, para criar um escritório de vendas e financiar estudos clínicos.

O Serum Institute da Índia é o principal produtor da vacina da AstraZeneca, desenvolvida por cientistas da Universidade de Oxford. 

Na última semana, o Reino Unido enviou 1.200 ventiladores, 495 concentradores de oxigénio e três unidades de geração de oxigénio para a Índia, onde uma segunda vaga da covid-19 sobrecarregou o sistema de saúde.

O Instituto iniciou a primeira fase de testes clínicos no Reino Unido de uma vacina nasal de dose única contra a covid-19, em parceria com a Codagenix.

Do lado britânico, o Governo estima que os novos acordos valem mais de 446 milhões de libras (515 milhões de euros) em exportações, como por exemplo de sistemas cirúrgicos robotizados.

O primeiro-ministro, Boris Johnson, pretende falar por videoconferência esta tarde com o homólogo indiano, Narendra Modi, para estreitar ainda mais as relações entre Reino Unido e a Índia nas áreas do comércio, saúde, ambiente e defesa.

"Na próxima década, com a ajuda da nova parceria assinada hoje e de um amplo Acordo de Comércio Livre, duplicaremos o valor da nossa parceria comercial com a Índia e levaremos o relacionamento entre os nossos dois países a novos patamares", afirmou Johnson.

A ministra do Comércio, Liz Truss, revelou na Sky News a intenção de alcançar um acordo de comércio livre até ao outono. 

Atualmente, estima-se que o comércio entre os dois países movimente 23 mil milhões de libras (27 mil milhões de euros) e sustente meio milhão de empregos.

O anúncio acontece dias antes da Cimeira UE-Índia, agendada para sábado, um dos eventos centrais da presidência portuguesa do Conselho da UE, que decorre neste primeiro semestre do ano.

Inicialmente previsto que decorresse em formato presencial, com a participação de Narendra Modi no Porto, a reunião será virtual devido à situação pandémica da Índia.

As discussões entre a UE e a Índia sobre um acordo de comércio acontecem oito anos após uma série de 16 rondas de negociação sem sucesso.

BM (BYC) // FPA

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

União Europeia assina contrato com a Pfizer para comprar 1,8 mil milhões de doses de vacinas

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou hoje um novo contrato para comprar até 1,8 mil milhões de doses de vacinas contra a covid-19 da BioNTech-Pfizer, até 2023.

Covid-19: Hospitalizações em Timor-Leste aumentam, com mais 176 infeções

Díli, 18 mai 2021 (Lusa) -- O número de hospitalizações e de casos graves e críticos de pessoas com a covid-19 continua a crescer em Timor-Leste, com o país a registar no último dia mais 176 infeções, a maior parte na capital timorense, segundo o relatório diário.

Covid-19: África com mais 309 mortos e 7.882 infetados nas últimas 24 horas

Lisboa, 18 mai 2021 (Lusa) -- África registou nas últimas 24 horas mais 309 mortes associadas à covid-19, contabilizando 126.447 óbitos desde o início da pandemia, e 7.882 infetados, de acordo com os mais recentes dados oficiais.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.
Zoom Zoom Z o o m