Covid-19: França vacinou quase um quarto da população com primeira dose

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Paris, 03 mai 2021 (Lusa) -- A França ultrapassou hoje os 16 milhões de pessoas vacinadas contra a covid-19 (24,1% da população), num dia em que contabilizou, nas últimas 24 horas, 3.760 novos casos de contágio e 311 mortes, indicaram fontes oficiais.

Segundo as autoridades sanitárias francesas, a campanha de vacinação continua a decorrer a um ritmo elevado e quase um quarto da população francesa já foi vacinada com, pelo menos, uma dose da vacina, num total de 16,13 milhões de pessoas.

Dessas, 6,68 milhões foram já vacinadas com a segunda dose, o equivalente a cerca de 10% da população.

Por outro lado, o número de doentes infetados internados nas unidades de cuidados intensivos voltou a subir, atingindo os 5.630, superando novamente a barreira dos 5.600.

A saturação nas UCI tinha vindo a reduzir-se paulatinamente nos últimos dias, chegando mesmo a baixar das 5.600 no domingo.

Numa altura em que o país cumpre uma nova etapa no desconfinamento, com o fim das restrições à mobilidade entre os diferentes departamentos e a reabertura dos estabelecimentos de ensino secundário, o número de novos casos diários positivos de covid-19 é substancialmente menor do que a média de cerca de 30.000 registada nas últimas semanas.

No entanto, a descida reflete sobretudo o facto de, aos domingos, grande parte dos laboratórios de análises estar encerrada.

Desde o início da pandemia, França acumulou 5.656.007 casos de infeção com o novo coronavírus, a que estão associadas 105.159 mortes.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.203.937 mortos no mundo, resultantes de mais de 152,7 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

 

JSD // PMC

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.