IGCP volta ao mercado no dia 21 de abril com dois leilões entre 1.000 e 1.250 ME

| Economia
Porto Canal com Lusa

Redação, 16 abr 2021 (Lusa) -- A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública -- IGCP anunciou dois leilões de Bilhetes do Tesouro (BT), no dia 21 de abril, para arrecadar entre 1.000 milhões de euros e 1.250 milhões de euros.

"O IGCP, E.P.E. vai realizar no próximo dia 21 de abril pelas 10:30 horas dois leilões das linhas de BT com maturidades em 16 de julho de 2021 e 18 de março de 2022, com um montante indicativo global entre 1.000 milhões de euros e 1.250 milhões de euros", lê-se na mesma nota.

A entidade já tem previsto mais dois leilões, um no dia 19 de maio, para entre 1.500 milhões de euros e 1.750 milhões de euros e outro no dia 16 de junho, com um montante previsto entre 1.000 milhões de euros e 1.250 milhões de euros, de acordo com informação no 'site' do IGCP.

Em 07 de abril, Portugal colocou 4.000 milhões de euros numa emissão sindicada a dez anos com uma taxa de 0,3%, a "mais baixa de sempre" para uma operação deste género, adiantou o IGCP, em comunicado, nesse dia.

Na mesma nota, o IGCP disse que a República Portuguesa "regressou ao mercado de dívida de médio e longo prazo com uma emissão sindicada de quatro mil milhões de euros do novo 'benchmark' a 10 anos" e uma taxa do cupão de 0,3% "com maturidade a 17 de outubro de 2031".

"Esta é a segunda operação sindicada emitida pela República Portuguesa este ano, depois do lançamento bem-sucedido de 3.000 milhões de euros" a 30 anos, em fevereiro, recordou a entidade liderada por Cristina Casalinho. 

A nova emissão com maturidade a 17 de outubro de 2031 registou "o cupão mais baixo de sempre" para uma operação deste género, disse o IGCP.

A procura foi de 32 mil milhões de euros, disse o IGCP, bem acima dos 4.000 milhões de euros que foram colocados. 

 

ALYN // EA

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.