Primeiro ventilador nacional capaz de ‘respirar pelos doentes’ é produzido na Póvoa do Varzim

| Norte
Porto Canal

O ventilador português que é capaz de ‘respirar pelos doentes’ foi apresentado na manhã desta quarta-feira, pela empresa Sysadvance, nas instalações da empresa, na Póvoa do Varzim. Estima-se que 15 unidades cheguem esta semana aos hospitais portugueses e que no total sejam 30 as unidades distribuídas pelo país.

“Estes equipamentos são absolutamente necessários para os doentes que tenham complicações pulmonares e por isso o aparelho respira pelo paciente” afirma José Vale, responsável pela elaboração deste equipamento da empresa Sysadvance.

O ventilador é o único em Portugal a obter a marca CE (indicativo de conformidade obrigatória para diversos produtos comercializados no Espaço Econômico Europeu).

Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos, diz que “este ventilador foi especificamente desenvolvido para poder dar a resposta necessária nos cuidados intensivos”.

+ notícias: Norte

Incêndio em habitação provoca dois feridos em Gondomar

Um incêndio numa habitação causou dois feridos, na tarde desta quinta-feira, em Baguim do Monte, na freguesia de Rio Tinto, em Gondomar, confirmou ao Porto Canal o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto.

Atualização do estado das vítimas do incêndio em Rio Tinto

Um incêndio numa habitação causou dois feridos, um deles em estado grave, na tarde desta quinta-feira, em Baguim do Monte, na freguesia de Rio Tinto, em Gondomar, confirmou ao Porto Canal o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto.

Iniciada ampliação de creche em parque empresarial de Arcos de Valdevez

A Câmara de Arcos de Valdevez iniciou a ampliação da creche do parque empresarial de Padreiro, orçada em mais de 300 mil euros, para criar mais 36 vagas no equipamento que já acolhe 50 crianças, foi esta quinta-feira divulgado.