Info

Primeiro ventilador nacional capaz de ‘respirar pelos doentes’ é produzido na Póvoa do Varzim

| Norte
Porto Canal

O ventilador português que é capaz de ‘respirar pelos doentes’ foi apresentado na manhã desta quarta-feira, pela empresa Sysadvance, nas instalações da empresa, na Póvoa do Varzim. Estima-se que 15 unidades cheguem esta semana aos hospitais portugueses e que no total sejam 30 as unidades distribuídas pelo país.

“Estes equipamentos são absolutamente necessários para os doentes que tenham complicações pulmonares e por isso o aparelho respira pelo paciente” afirma José Vale, responsável pela elaboração deste equipamento da empresa Sysadvance.

O ventilador é o único em Portugal a obter a marca CE (indicativo de conformidade obrigatória para diversos produtos comercializados no Espaço Econômico Europeu).

Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos, diz que “este ventilador foi especificamente desenvolvido para poder dar a resposta necessária nos cuidados intensivos”.

+ notícias: Norte

Incêndio destrói parte do telhado do Palácio da Justiça no Porto

Um incêndio deflagrou, na tarde desta sexta-feira, por volta das 15h33, no Campo dos Mártires da Pátria, na cobertura do Palácio da Justiça, no Porto, fazendo com que o edífício fosse evacuado e acabou por destruir parte do telhado. Em declarações aos jornalistas, Rui Moreira, Presidente da Câmara Municipal do Porto, afirmou que "o incêndio está estabilizado e a preocupação princpial foi retirar todos os presentes do interior".

Atualizado 23-07-2021 16:20

Pinto da Costa afirma que o Governo e DGS "estão a matar o futebol"

O Presidente do Futebol Clube do Porto, Pinto da Costa, acusou o Governo e a DGS de estarem a "a matar o futebol", em declarações ao Porto Canal. O Presidente dos 'Dragões' afirma que "se pudesse importava os líderes das ilhas portuguesas para Portugal".

António Costa marca presença na apresentação das Carruagens da CP e afirma que "95% de incorporação é nacional"

O Primeiro-Ministro, António Costa, marcou presença, na manhã desta sexta-feira, na apresentação das novas Carruagens da CP, em Matosinhos, e explicou que "em cada uma das carruagens reabilitadas há 95% de incorporação nacional".

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.