UE envia mais 54,5 ME para ajuda humanitária na região africana dos Grandes Lagos

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 13 abr 2021 (Lusa) -- A União Europeia (UE) anunciou hoje um novo financiamento de 54,5 milhões de euros em ajuda humanitária para a região dos Grandes Lagos, em África.

Segundo um comunicado, a ajuda irá responder às necessidades dos mais vulneráveis na República Democrática do Congo (RDCongo), República do Congo e Burundi e irá apoiar os refugiados burundianos na RDCongo, Ruanda e Tanzânia.

"Muitas pessoas na região dos Grandes Lagos enfrentam conflitos e violência, catástrofes naturais, bem como surtos recorrentes de epidemias, tais como cólera, sarampo e Ébola - uma ameaça que ressurgiu recentemente na região. A covid-19 e as suas implicações sanitárias e socioeconómicas exacerbam ainda mais a situação humanitária", refere o comissário europeu para a Gestão de Crises, Janez Lenarcic, destacando que "a magnitude da crise humanitária, especialmente na República Democrática do Congo, é muito preocupante".

Mais de 80% da verba será enviada para a RDCongo (44 milhões), com um envelope de nove milhões de euros a ser destinado ao Burundi e o Congo-Brazzaville a receber 1,5 milhões de euros.

O apoio da UE será utilizado para fornecer assistência alimentar, sanitária e de proteção, melhorar a preparação para situações de emergência e de catástrofe e aumentar o acesso à educação das pessoas deslocadas.

IG // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.