Info

UE envia mais 54,5 ME para ajuda humanitária na região africana dos Grandes Lagos

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 13 abr 2021 (Lusa) -- A União Europeia (UE) anunciou hoje um novo financiamento de 54,5 milhões de euros em ajuda humanitária para a região dos Grandes Lagos, em África.

Segundo um comunicado, a ajuda irá responder às necessidades dos mais vulneráveis na República Democrática do Congo (RDCongo), República do Congo e Burundi e irá apoiar os refugiados burundianos na RDCongo, Ruanda e Tanzânia.

"Muitas pessoas na região dos Grandes Lagos enfrentam conflitos e violência, catástrofes naturais, bem como surtos recorrentes de epidemias, tais como cólera, sarampo e Ébola - uma ameaça que ressurgiu recentemente na região. A covid-19 e as suas implicações sanitárias e socioeconómicas exacerbam ainda mais a situação humanitária", refere o comissário europeu para a Gestão de Crises, Janez Lenarcic, destacando que "a magnitude da crise humanitária, especialmente na República Democrática do Congo, é muito preocupante".

Mais de 80% da verba será enviada para a RDCongo (44 milhões), com um envelope de nove milhões de euros a ser destinado ao Burundi e o Congo-Brazzaville a receber 1,5 milhões de euros.

O apoio da UE será utilizado para fornecer assistência alimentar, sanitária e de proteção, melhorar a preparação para situações de emergência e de catástrofe e aumentar o acesso à educação das pessoas deslocadas.

IG // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

União Europeia assina contrato com a Pfizer para comprar 1,8 mil milhões de doses de vacinas

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou hoje um novo contrato para comprar até 1,8 mil milhões de doses de vacinas contra a covid-19 da BioNTech-Pfizer, até 2023.

Covid-19: BioNTech confiante na eficácia de sua vacina contra a variante indiana

O fundador e diretor do laboratório BioNTech, Ugur Sahin, disse hoje estar "confiante" na eficácia da sua vacina, desenvolvida com o grupo americano Pfizer, contra a variante indiana da covid-19.

Covid-19: Mais de 2,9 milhões de pessoas têm pelo menos uma dose da vacina

Lisboa, 11 mai 2021 (Lusa) -- Mais de 2,9 milhões de pessoas já foram vacinados em Portugal contra a covid-19, dos quais mais de 1,1 milhões têm a vacinação completa, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.
Zoom Zoom Z o o m