Setor da agricultura representa1,3% do PIB da União Europeia em 2020 - Eurostat

| Economia
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 13 abr 2021 (Lusa) -- O setor agrícola contribuiu com 171,9 mil milhões de euros (1,3%) para o Produto Interno Bruto (PIB) global da União Europeia (UE) em 2020, segundo dados hoje divulgados pelo Eurostat.

Segundo o gabinete estatístico europeu, o peso do setor agrícola na economia da UE foi, em 2020, ligeiramente inferior ao PIB da Grécia, a 16.ª maior economia entre os Estados-membros.

Por outro lado, o valor acrescentado bruto da indústria agrícola da UE - que é a diferença entre o valor de tudo o que o setor agrícola primário da UE produziu e os custos dos serviços e bens utilizados no processo de produção - foi estimado em 177,0 mil milhões de euros em 2020.

Este montante indica que por cada euro gasto no custo dos bens e serviços utilizados no processo de produção, o setor agrícola da UE criou um valor acrescentado de 0,75 euros.

O Eurostat estima ainda que o valor total da produção agrícola em 2020 é de 411,8 mil milhões de euros, dos quais cerca de metade (52,8%, 217,5 mil milhões de euros) foram provenientes de culturas (incluindo 14,0% de vegetais e plantas hortícolas e 11,2% de cereais) e pouco menos de dois quintos (38,6%,158,8 mil milhões de euros) de animais e produtos animais (incluindo 13,1% de leite e 9,6% de suínos).

Os serviços agrícolas (20,2 mil milhões de euros) e as atividades não agrícolas inseparáveis (15,3 mil milhões de euros) contribuíram com o restante (8,6 %).

Mais de metade (58,6%) do valor total da produção do setor agrícola da UE provém de quatro Estados-membros: França (75,4 mil milhões de euros), Alemanha (56,8 mil milhões de euros), Itália (56,3 mil milhões de euros) e Espanha (52,9 mil milhões de euros).

Juntando aos 'grandes quatro' a Holanda (28,2 mil milhões), a Polónia (27,2 mil milhões) e a Roménia (16,8 mil milhões), completa-se o grupo dos sete Estados-membros que representam três quartos (76,2%) do valor total da indústria agrícola da UE em 2020.

Portugal contribuiu com mais de 7,6 mil milhões de euros.

IG // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.